quinta-feira, 22 de julho de 2021

Quatro Estações


Sua pequena cidade está passando por dificuldades financeiras, e os fazendeiros da região tem exatamente um ano para conseguir juntar uma grana para levantar novamente sua querida cidadezinha e em Quatro Estações do Edu Reis, você é um desses fazendeiros que espera ao final do ano ter colaborado e ter se destacado nessa empreitada.

O jogo se passa nas quatro estações do ano e em cada uma delas teremos uma três rodadas onde os jogadores se revezam em ações na carta aberta da estação ou em ações no tabuleiro que são realizadas com seus capatazes.

Na sua rodada você vai ter que obrigatoriamente escolher um dos espaços com as cartas da estação, ao escolher esse espaço você tem a oportunidade de comprar aquela carta para a sua fazenda, descartá-la para conseguir um benefício imediato ou utilizar a ação da feira naquela cor.

Abrimos cartas durante as estações para
formarmos nossa maquininha de pontos.

Quatro Estações é um jogo de maquininha de pontos, então para sua máquina funcionar você vai precisar das cartas na sua fazenda, então é importante que você pense bem na hora de ir nas cartas para que elas rodem bem com as previamente compradas.

A ação dos capatazes são ações livres, você tem dois capatazes disponíveis por estação e eles servem para ir à feira da cidade para realizar as ações de semear, criar, produzir e negociar, tendo três rodadas ao todo por estação precisamos usar com sabedoria os capatazes sabendo que em uma das rodadas só teremos a ação principal.

Uma coisa legal do jogo, são as horas extras atribuídas aos capatazes, sempre que eles forem realizar ações na feira você pode fazer uma ação de hora extra, mas isso vai te render uma ampulheta que no final da estação te tira pontos, então fique ligado no custo/benefício de ser exigente com seus funcionários.

No tabuleiro central tem as ações da feira,
o mercado e a trilha de tarefas.

O lance principal do jogo é saber trabalhar com a gestão dos recursos e a forma com que a sua maquininha de pontos vai tirar vantagem das suas ações pois sendo um jogo de cobertor curto, conseguir maximizar suas ações é primordial para conseguir boas pontuações.

Ao final da terceira rodada a estação termina e temos a Fase da Feira onde os jogadores receberão dinheiro pela quantidade de medalhas adquiridas e venda de produtos e perde dinheiro pelas horas extras gastas, ao final da quarta estação quem tiver mais pontos (obtidos pelo dinheiro no jogo) é o vencedor.

Quatro Estações é um jogo muito bacana, tem muito de observar a fazendinha do amigo e não deixar ele combar as cartas e obviamente não deixar passar as oportunidades para você fazer seus combinhos, é pra mim o melhor jogo (até agora) do Edu Reis e acho que vai fazer bastante sucesso nas mesas.

Conforme você vai comprando as cartas,
sua maquininha vai tomando forma.
 

Um comentário:

Tio Di disse...

Minha máquina não funcionou bem ahaha eu fiz muita coisa sem sentido ahhaa ... Muito bom Cacá :)