sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CuBirds


Em CuBirds, pássaros pousam nos arames das cercas a espera de outros da mesma espécie para poderem juntos alçar voo e nós vamos ajudá-los a organizar seus bandos.

Inicialmente organizamos quatro linhas da cerca com três pássaros em cada e distribuímos 8 cartas de pássaros para cada jogador.

A rodada consiste em colocar um tipo de pássaro em uma das linhas, caso as duas extremidades da linha sejam da mesma espécie o jogador da vez pega todos os pássaros que estão no meio para a sua mão, se por acaso isso não acontecer tem o direito de comprar duas cartas do deck principal.

Nos arames das cercas, os pássaros pousam
esperando seus iguais. Foto BGG.

Depois disso o jogador pode baixar cartas de um bando, cada bando tem uma numeração específica indicando dois valores de cartas que você pode baixar, se você baixar o menor valor fica com uma das cartas para você e se for o maior valor fica com duas cartas para você, o restante vai para o descarte.

O objetivo do CuBirds é tentar ter um de cada pássaro das sete espécies do jogo ou então três de duas espécies diferentes, então a sacada é esse gerenciamento da sua mão em relação à cerca.

A simpática arte "quadradona" que remete
ao Minecraft.

Se por acaso algum jogador ficar sem cartas durante a sua rodada, todos os jogadores descartam sua mão e a repõe para 8 cartas, isso pode ser usado estrategicamente ao ver que algum jogador tá juntando muita coisa na mão, dá uma pernada boa nas pretensões do amiguinho.

Assim que alguma das condições acima forem alcançadas o jogador vence automaticamente mas o jogo também pode terminar caso haja a necessidade de se repor a mão dos jogadores e não se consiga dar 8 cartas para cada, nesse caso quem tiver mais pássaros ganha.

CuBirds é um jogo bastante simpático e levinho, bom de jogar rapidinho e tem uma arte que remete ao Minecraft o que gera um apelo com a criançada, mas ainda assim não é bobo, requer boa dose de observação de mesa e planejamento e em dois jogadores deve ser bastante disputado (com mais jogadores é mais caótico).

Os jogadores tentam juntar pássaros
para ganhar a partida. Foto BGG.
 

2 comentários:

Fabiano "BALOO" Santos disse...

Eu acho a arte desse jogo muito legal. Texto bem didático. Bom demais

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Opa... Valeus... :)