segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Catan : Mercadores e Bárbaros


Chegou recentemente ao Brasil a nova expansão do Catan, chamada Mercadores e Bárbaros ela é muito mais do que uma expansão ela traz 4 variantes que já saíram em algum momento separadamente além de apresentar um modo campanha com 5 cenários diferentes que trazem modificações significativas na forma de jogar.

Nas variantes temos duas que são super simples de serem aplicadas, a primeira nem precisa de elementos nenhum que é a do Ladrão Piedoso que simplesmente faz com que não se possa roubar nenhum jogador com 2 ou menos pontos, isso serve principalmente para o início de partida ficar menos agressivo.

Outra adição legal é o Capitão do Porto que faz com que as aldeias e cidades construídas em qualquer porto valham "pontos", o primeiro jogador a chegar a 3 pontos de porto pega a carta do Capitão que vale como a de Maior Cavalaria e Maior Estrada.

As cartas de Eventos de Catan, são muito
legais para que se irrita com os dados.

Tem também a regra oficial para a partida da dois jogadores com fichas de comércio a serem usadas nessa variante mas a que eu mais gosto são os Eventos de Catan.

Os Eventos são um deck de 37 cartas que substituem os dados, isso mesmo, com eles você tem menos sorte envolvida uma vez que as cartas trabalham mais coerentemente com a probabilidade das combinações de dois dados de 6 faces, mas além disso carta traz um evento a ser realizado naquela rodada dando uma dinâmica muito bacana ao jogo.

Os 5 cenários da campanha vem com alterações tanto de setup quanto de estrutura de partida e vão crescendo em dificuldade e trazem elementos como peixes, camelos e os bárbaros.

Os pescadores, antes uma expansão print and play,
volta remodelada e dentro da campanha.

Pescadores de Catan é o primeiro cenário e coloca um novo recurso no jogo, os peixes que podem ser trocados por recursos, servem para construção de estradas (?) e até podem ser usado como forma de convencer o ladrão a esquecer a sua aldeia.

Os Rios de Catan trazem um novo tipo de terreno, o pântano, além de moedas que dão ao jogador mais rico ponto de vitória adicional e ao mais pobre tirar pontos, então fica essa corrida para conseguir juntar o "vil metal".

A Rota das Caravanas traz as caravanas de nômades que ficam passeando pela ilha de Catan procurando ovelhas e trigo que podem ser trocados por outros recursos e além disso, as aldeias/cidades que estiverem na rota das caravanas ganham pontos adicionais de vitória.

Elementos novos, como as caravanas, fazem
dessa expansão um item único para os fãs do jogo.

O Ataque dos Bárbaros é a parte mais agressiva da campanha, trazendo os temidos saqueadores que travam a produção dos terrenos invadidos e ainda acaba com seus cavaleiros que são treinados para lidar com essa ameaça mas sofrem as consequências das batalhas.

Finalmente na última parte da campanha de Mercadores e Bárbaros os jogadores precisam reerguer a ilha de Catan depois da invasão bárbara e para isso temos recursos novos (o mármore para as paredes e estátuas e o vidro para os vitrais) para reconstruir o Castelo e usamos as estradas como rotas para que tudo chegue direitinho ao seu destino.

Essa expansão é ótima para quem quer "apimentar" o jogo base e o manual ajuda muito tanto dando dicas na forma de jogar cada variante ou cenário além de indicar a melhor forma de usá-las junto com as expansões lançadas anteriormente.

Muita coisa legal na caixa da expansão
Mercadores e Bárbaros.
 

2 comentários:

Rodrigo Meireles disse...

É possível jogar essa expansão com a versão de Catan da Grow?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Sim, ela é totalmente compatível com as versões da GROW...