sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Project L


Fechando a nossa semana "tipo tétris" vamos de um abstratão lindo que chegou recentemente ao mercado, estamos falando do Project L um lindo jogo criado por um trio de designers (Michal Mikeš, Jan Soukal e Adam Spanel) e que fez um sucesso considerável no kickstarter levando mais de 400k euros.

No jogo temos vários tiles de quebra-cabeças para serem resolvidos com os poliminós do jogo, mas aqui eles tem 4 níveis de valor e vocês já vão entender o porque, além disso temos os tiles com fundo branco e preto esses últimos sendo os que dão mais pontos e definem também o disparo de fim de jogo.

Basicamente durante cada turno os jogadores vão ter direito a três ações entre cinco possíveis que são pegar um poliminó, pegar um tile de quebra-cabeça, fazer um upgrade dos seus poliminós, reciclar o mercado de tiles ou fazendo uma fase master.

Você pega as pecinhas e os tiles para
montar os quebra-cabeças.

Cada jogador só tem direito a ficar segurando e montando até quatro tiles de quebra-cabeça, então a grande sacada do Project L é você tentar otimizar as suas jogadas e aqui entra a fase master que te permite colocar um poliminó em cada tile.

Uma vez que você termina um tile ele fica guardado lá na sua pilha para pontuar no final, mas além disso as peças usadas continuam em sua posse para futuras montagens e geralmente os tiles também vão te dar novas peças aumentando assim o seu estoque.

Então esse é um jogo de criar maquininhas e de velocidade para conseguir de forma mais hábil que seus adversários ir montando os quebra-cabeças preferencialmente já pensando em partir para os que valem mais pontos ao final da partida.

Quanto mais peças precisar, mais pontos vão
lhe render ao final da partida.

O jogo termina na rodada que a pilha de tiles de fundo preto se esgota, então os jogadores podem tentar completar os tiles que ainda não foram finalizados (perdendo uns pontinhos no processo) e quem tiver mais pontos é o vencedor.

Vale ressaltar aqui que as regras que chegaram ao Brasil não são as finalizadas, existem algumas diferenças em relação a regra final do KS, mas na Ludopedia você encontra o manual final e do que eu vi de diferença a única coisa que eu acho que faz falta a perda de pontos por tiles incompletos que eu acho que é uma boa adição mesmo ao fim do jogo.

Project L tem uma sacada muito legal que é esse lance da maquininha de ir conseguindo novas pecinhas para completar os tiles, além disso o jogo é uma lindeza só, o design gráfico dele é impecável e dá gosto de ver, para que curte os joguinhos "tipo tétris" mais abstratos eu acho uma excelente pedida.

A sacada é que mesmo que não ganhe pontos
os tiles vão te dar novas peças.
 

Nenhum comentário: