quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Dissecando : Cine Pipoca


Está chegando ao mercado brazuca o Cine Pipoca, ele é uma reimplementação do excelente Traumfabrik/Dream Factory do mestre Reiner Knizia e que foi originalmente lançado em 2000 mas que agora recebe uma versão exclusiva usando somente cartas.

Em Cine Pipoca os jogadores serão donos de estúdios cinematográficos indo ao mercado para conseguirem completar seus filmes, mas para isso vão precisar concorrer com outros estúdios que também estão de olho nas premiações.

No setup da partida cada estúdio recebe três filmes a serem completados, são abertos os oito locais onde iremos atrás das cartas de produção e recebemos nossa verba inicial.

Nos set de filmagem vamos atrás das cartas de produção.

O jogo tem exatamente quatro rodadas e em cada uma delas teremos 6 leilões pelas cartas de produção além de dois festivais de cinema onde podemos conseguir essas cartas gratuitamente.

Cada um dos 6 sets de filmagem tem de 2 a 3 cartas de produção e serão leiloados individualmente pelo sistema simples de leilão, o jogador inicial faz uma oferta e os outros vão aumentando ou passando até que haja um vencedor.

Um detalhe que eu adoro nesse jogo é que o dinheiro pago pelo "lote" daquele set é dividido entre os outros estúdios, fazendo com que o dinheiro gire entre os jogadores e dando sempre a oportunidade para um lance mais pesado mesmo que você vá perdendo alguns outros.

Uma vez que o filme é finalizado, recebe sua(s) ficha(s) de pontuação.

Depois que você pega o lote de cartas do set você precisa colocá-las nos seus filmes em produção, aqui temos diretores, atores e atrizes, efeitos especiais, trilha sonora, câmeras além de astros e estrelas que entram como bônus nos filmes as cartas de contrato que servem como coringas.

Uma vez que seu filme tem todos os campos preenchidos você soma todas as pipocas nas cartas de produção e no filme em si e recebe a ficha de pontos de popularidade correspondente, caso alguém já tenha pego um com aquele valor você pega um de valor menor, então é legal você correr com sua produção.

Os filmes também são divididos em três categorias (família, ação/aventura e suspense/terror) e o primeiro filme a ser completado de cada categoria ganha uma ficha de prêmio, mais uma corridinha entre os estúdios.

O dinheiro fica rodando entre os jogadores.

Depois de passarmos pelos 8 locais de cada rodada o filme com a maior pontuação de popularidade recebe uma ficha de prêmio e ao final das quatro rodadas temos uma premiação para os melhores filmes de cada categoria, o estúdio com os melhores diretores e o Framboesa de Ouro para o pior filme além de receberem pontos pelo dinheiro que cada estúdio terminou na mão.

Aqui um detalhe engraçado que vem desde a primeira versão do jogo que é a ficha com o Reiner Knizia que vale -1 pipoca (ou estrela nas primeiras versões) e que sempre dá uma força para o seu filme ser uma bomba.

As vezes é preciso estragar seu filme para ser o pior entre todos.

A versão nacional ter passado de jogo de tabuleiro para jogo de cartas sem alteração nas regras (existe uma versão card chamada Silver Screen, mas tem outra pegada) foi uma grande sacada do amigo Marcelo Groo que fez um trabalho excelente de design no jogo, além disso todo o trabalho de artes foi muito bem feito pela turma Alessandra Nogueira, Daniel Araújo, Pablo Murinelli e Samuel Marcelino.

A única coisa que eu senti falta nessa versão do Cine Pipoca foi uma forma de esconder o seu dinheiro (na versão original temos um "murinho" de cartolina) mas nada que apague o excelente produto final entregue pela Imagine Jogos para esse jogo.

Eu sou bem suspeito para falar, pois tenho pra mim que o Traumfabrik é um dos jogos de leilão mais bacanas que eu já joguei e ver esse joguinho chegando ao Brasil sempre foi algo que eu esperava (até porque ele vire fora de catálogo) então se você curte jogos de leilão e ama cinema (os easter-eggs e as caricaturas são hilárias) ele é uma compra obrigatória.

É um mestre na arte de fazer jogos, mas não se deu muito bem em Hollywood.
 

Um comentário:

Canal do Tio Di disse...

Muito bom o texto... Eu gosto demais de Jogos assim e com uma temática bem interessante