segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Kemet : Blood and Sand


Kemet : Blood and Sand é uma reimplementação do Kemet de 2012 onde os jogadores lideram tribos egípcias em lutas por poder para mostrar aos outros qual divindade é a mais forte.

Num tabuleiro que representa o Egito e cortado pelo Nilo temos as cidades de cada um dos jogadores e templos que serão disputados o tempo todo, cada jogador escolhe seu deus recebendo suas peças e coloca 10 exércitos no tabuleiro (em dois espaços com 5 cada) além de seu tabuleiro pessoal onde serão marcadas as ações.

O jogo é dividido em dois períodos, o dia e a noite, onde são realizadas as ações e as fases de manutenção até que algum dos jogadores consiga a condição de vitória para terminar a partida.

Os jogadores vão marcando suas ações no seu tabuleiro pessoal.

Durante a fase do dia cada jogador fará 5 ações que são marcadas no seu tabuleiro, você vai poder recrutar exércitos, movê-los pelo tabuleiro, construir etapas das suas pirâmides, orar para ganhar pontos de fé (que são praticamente o "dinheiro" do jogo) e comprar poderes.

Kemet é um jogo de porrada, mas com muito planejamento, então você tem para ajudar os jogadores os quatro tipos diferentes de poder e você precisa erguer pirâmides para três deles durante o jogo, aqui você já tem decisões difíceis pois todos os quatro tipos de poder tem cartas e criaturas muito úteis.

Mas tem se você tem como comprar poder de outras cores, é "só" sair invadindo o território dos coleguinhas com a pirâmide que você não tem que isso faz com que você possa ter direito a comprá-los.

Conforme você pega poderes, pode ganhar aliados bem poderosos.

Em relação a porradaria do jogo, o Kemet : Blood and Sand teve alterações significativas no fluxo do combate, agora você não pode ficar usando cartas o tempo todo, ele é muito mais previsível e por conta disso, bem mais tenso.

Os combates são fundamentais no jogo, pois você precisa deles não só para conquistar os templos e pirâmides que dão os pontos de fé temporários, mas também porque as vitórias darão ao jogador atacante pontos de fé permanentes que ninguém poderá roubar.

Aliás, isso é uma das coisas que eu acho mais bacanas no Kemet, os pontos de fé temporários são disputados o tempo todo entre os jogadores, então você de uma rodada pra outra pode estar bem na frente e depois cair ou ao contrário começando a rodada mal e dar uma avançada significativa.

Quanto mais completa a sua pirâmide, mais poder ela dá (e mais visada ela fica).

Agora como temos um tabuleiro com a marcação dos pontos também fica mais fácil visualizar essa pontuação e a marcação fica ainda mais pesada sobre os líderes. 

Quando todos os jogadores usarem suas fichas de ação passamos para a fase da noite onde são distribuídos pontos pelo controle de templos e oferendas, ganhamos cartas que ajudam durante a partida nos preparamos para uma nova rodada.

O jogo acaba quando um jogador quando for realizar uma das suas ações tiver 9 ou mais pontos de forma isolada, caso isso aconteça ele é o vencedor da partida.

Kemet : Blood and Sand deu uma revitalizada muito boa num jogo que já era bacana, o mapa está muito mais bonito e toda a produção ganhou um capricho maior, as mudanças de regras vieram para somar e acaba que o jogo ficou superior a experiência da sua versão de 2012.

A vizinhança tá sempre preparada para dar o bote e fazer uma graça com você.


Nenhum comentário: