segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Descent : Lendas da Escuridão


Descent : Lendas da Escuridão é a terceira "encarnação" de um dos grandes sucessos da Fantasy Flight lá em 2005 e que foi o precursor de praticamente todos os jogos de dungeon crawler da editora (e da concorrência também).

Nele os jogadores são aventureiros que precisam salvar Terrinoth dos perigos que espreitam florestas e masmorras e quem sabe assim trazer paz para o reino.

Causando impacto visual desde sua primeira edição (uma das primeiras da série "coffin box" da editora) essa nova edição também já traz um apelo visual gigantesco desde sua caixa com dois compartimentos (e que mais parece um cubo) e seus componentes lindos que chamam atenção desde as miniaturas até as peças em 3D e seus mapas em vários níveis.

 O aplicativo vai te guiar durante a partida.

Quanto ao jogo pouco mudou em relação as duas versões anteriores, basicamente o que tivemos aqui foi a adição do aplicativo que guia a partida narrando a história e criando os mapas enquanto o cenário se desenvolve.

O que difere esse aplicativo para o os demais (como o Jornadas na Terra Média e o Mansions of Madness) é a parte da narrativa, no Descent eles deram uma caprichada tanto na história quanto nas animações das "cut scenes", além de uma dublagem muito boa na versão nacional.

Sobre o jogo, para quem não conhece nada dos dungeon crawlers da Fantasy Flight, aqui nós temos um jogo cooperativo onde os jogadores escolherão seus personagens que tem habilidades e começam com equipamentos diferentes e que juntos formam um interessante time para enfrentar os perigos de Terrinoth.

Conforme você interage com o cenário, coisas (e inimigos) vão aparecendo.

Durante a partida vamos interagir com pontos de pesquisa e com os objetos de cena para ganharmos itens para nossa jornada e claro teremos as lutas contra criaturas que vão aumentando seu poder de batalha conforme o cenário vai avançando até chegarmos ao chefão final.

As resoluções de testes e combates são feitas através de dados customizados e marcadores de condições e fadiga que ajudam ou atrapalham os jogadores durante a partida.

Uma vez que o cenário é terminado temos que escolher nossos próximos passos no aplicativo para que na próxima partida uma nova aventura se inicie.

Os mapas em vários níveis, as peças 3D e as lindas miniaturas são o grande diferencial.

Descent : Lendas da Escuridão é acima de tudo um jogo delicioso para quem já foi fã de RPG e hoje não tem mais tempo de jogar campanhas, pois apesar de o jogo ser uma campanha de vários cenários, ele funciona bem com partida "one shot" que se resolvem de uma vez.

Essa fórmula da Fantasy Flight de "aplicativo + jogo de descobertas" não poderia ter dado mais certo com tantos frutos excelentes e agora depois de ter jogado todos os já lançados pela editora (Mansions of Madness, Imperial Assault e Jornadas na Terra Média) só fico triste de não grana para poder colecioná-los, pois cada um com seu tema e seu charme fazem deles jogos incríveis.

As animações e narrações do aplicativo também são destaque do jogo.
 

Um comentário:

JacóGeekBG disse...

Texto tão maravilhoso que dá vontade de jogar na hora!! Hehehe Porém, padeço do mesmo problema para obter esses jogões da fantasy flight, grana...rsrs. Forte abraço 🤗