quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Muralha de Adriano


Muralha de Adriano é um jogo de gerenciamento de recursos (and write) que chega agora ao Brasil, nele os jogadores assumem o papel de um General Romano com a tarefa de durante 6 anos (rodadas) criar e fortalecer seu forte e sua muralha contra a invasão dos Pictos.

Como setup inicial cada jogador vai receber duas folhas onde serão marcados os avanços durante o jogo, além disso recebemos um deck com 12 cartas que servirão tanto como objetivos de final de jogo como formas de ganhar mais recursos para a rodada e no centro da mesa fica o deck dos Pictos e os recursos do jogo.

Como já citei o jogo dura 6 rodadas e em cada uma delas vamos receber recursos e tentar utilizá-los da forma mais inteligente possível para que eles possam ir se multiplicando nos dando mais possibilidades de ação e assim quanto for a hora do ataque dos Pictos termos proteção suficiente.

No início de cada ano você recebe recursos e tenta otimizar as ações com eles.

A rodada começa abrindo uma carta do baralho dos Pictos que vai nos indicar o que vamos ganhar de recurso, depois disso pegamos duas cartas do nosso próprio baralho e escolhemos uma para servir de objetivo de final de jogo e outra que vai nos dar outros recursos.

No jogo temos um monte de ações possíveis onde geralmente uma acaba dando alguma coisinha que você possa juntar e usar em outra, mas basicamente vamos precisar ficar de olho nas coortes (que são a primeira linha de defesa do jogo), na linha de mineração e florestamento que servem para nos dar pedras, o hotel e a oficina que nos dão civis e construtores e claro nas trilhas de atributo que são onde ganhamos os principais pontos do jogo e essas são as marcações da primeira folha.

Mas além disso temos a segunda folha onde estão os cidadãos, são 5 casas (comércio, artistas, clérigos, aparidores e patrícios) que nos dão algumas vantagens importantes durante o jogo além de serem lugares onde também ganhamos avanços nas trilhas de atributo.

Você sempre abre duas das suas cartas, uma pra objetivo e outra pra mais recursos.

Aqui as brincadeiras de "marcar aqui pra ganhar ali" são mais presentes e temos uns espaços bem interessantes pra brincar como o Ludus Gladiatório que treinam gladiadores para luta, o Mercado que nos dá avanços em renome e os Batedores que criam uma brincadeira "tipo tétris".

A rodada funciona até que você gaste todos os seus recursos ou que não consiga mais usá-los, então acontece o ataque dos pictos abrindo uma quantidade de cartas referente a rodada em questão, os jogadores comparam sua força em cada coorte atacada, se conseguirem se defender ganharão pontos de Valor caso não consigam recebem pontos negativos de desdém.

O lance do jogo é tentar otimizar ao máximo suas ações em cada rodada.

Ao final da sexta rodada o jogo acaba, os jogadores somam os pontos recebidos durante a partida aos pontos que conseguirem das cartas de objetivo e subtraem os pontos de desdém que ainda tiverem e o maior somatório é nominado Legatus Legionis e ganha o jogo.

Muralha de Adriano é um jogo bem bacana mas que apesar de caber até seis jogadores é totalmente solitário, você não tem interação nenhuma com outros jogadores, fica na sua brincadeira de tentar otimizar as ações sozinho e numa partida sem ser solo a única interferência é aguardar os outros para poder abrir o ataque dos Pictos, então eu realmente acho que ele funciona super bem pra 1 jogador mesmo.

Outra curiosidade é que apesar da caixa não ser grande ela é super pesada por conta dos blocos que somados tem 400 folhas para serem jogadas e conferem mais de 5kg no produto final.

Você tem que estar protegido, pois a cada rodada o ataque dos Pictos é mais perigoso.
 

Um comentário:

mundo lúdico disse...

Parabéns Cacá pela resenha do jogo. Deu pra sentir um pouco do que o jogo oferece. Eu ainda verei se ele entrará na minha coleção.