segunda-feira, 4 de julho de 2022

Scout


Sabe quando você olha para uma caixinha de jogo e pensa "ah, mas é só mais do mesmo" e toma um tapa na cara quando percebe o quão genial o autor podem ser com mecânicas que estão por aí há anos?? Pois bem, isso é Scout.

Scout é um jogo de cartas onde na sua rodada você precisa baixar da sua mão uma ou mais cartas que superem o que já está na mesa, assim que o primeiro jogador se livrar de todas as cartas ou baixar o maior combo na mesa sem ser superado a rodada acaba e a pontuação é realizada quando terminarmos a quantidade de rodadas igual ao número de jogadores somamos os pontos e quem tiver a maior pontuação vence, simples né?

Bem agora é que a gente começa com os detalhes que fazem dele um sério candidato ao Spiel des Jahres desse ano e também a melhor jogo do ano desse humilde blogueiro.

Todas as cartas tem duas orientações, você precisa escolher antes de começar a rodada.

No início de cada turno os jogadores recebem sua mão de cartas e não podem alterar a ordem em que foram recebidas (assim como no Luxor e Bohnanza) mas com um "twist" interessante pois no Scout as cartas tem números diferentes em cima e embaixo da carta, então o jogador pode escolher deixar a mão do jeito que recebeu ou virá-la toda de ponta cabeça caso perceba melhores condições de jogo da outra forma (lembrando de nunca alterar a ordem das cartas).

Como disse lá em cima na sua vez você precisa baixar uma ou mais cartas para superar o que está na mesa, aqui você pode usar a sua mão tranquilamente não alterando a ordem, então se na mesa tem um 8 e você tem um 9 em qualquer lugar da mão é só pegar e baixar, mas se você por acaso não tem uma carta maior mais tem duas cartas iguais de 2 (por exemplo) usa pra vencer a mesa.

Entender sua mão na hora de escolher a orientação dela é super importante.

Obviamente terão momentos da rodada onde você não vai conseguir vencer a mesa, nessa hora você vai fazer uma ação de "scout", que consiste em pegar uma carta do combo da mesa (no início ou no final dele caso existam mais de uma) e colocar em qualquer lugar e em qualquer orientação na sua mão.

Sentiram a grande sacada aqui? Nesse momento você consegue dar uma arrumada na mão de forma a ser preparar para uma jogada mais agressiva numa melhor oportunidade da rodada.

Vale frisar aqui que a pontuação é feita pelas vitórias na mesa, isto é, quando você supera um combo da mesa pega aquelas cartas derrotadas para você como pontos e caso alguém precise fazer um "scout" numa combinação sua, você ganha um ponto também.

Para vencer a mesa, você pega cartas da sua mão, sem mexer na ordem delas.

Finalizando as grandes sacada do jogo, cada jogador tem para usar na rodada uma ficha de "scout and play", que é quando você faz uma ação de "scout" pega a carta da mesa e logo em seguida baixa seu combo.

Scout é um jogo brilhante, mas tipo daqueles que todo mundo que curte dar uma destrinchada nos jogos tem prazer de jogar, a forma como Kei Kajino (autor do jogo) pegou mecânicas simples e transformou um set de 45 cartas em algo fora da caixinha é impressionante, tomara que alguma editora consiga trazer ele logo para o Brasil.

Sempre que você leva uma mão ela vira pontinhos para você naquela rodada.
 

Nenhum comentário: