Lançado originalmente pra Apple II em 1989, a franquia de Prince of Persia começa nos levando por várias fases onde o príncipe Dastan na busca por sua amada que fora capturada, mas até então o nosso herói não tinha um nome, esse só veio anos após o jogo ser lançado devido a sua adaptação cinematográfica.
Criado pelo americano Jordan Mechner, o jogo veio na sucessão de outro grande jogo do autor, o Karateka, a grande sacada do autor veio curiosamente de uma incapacidade técnica.
destaques sempre lembrados.
Por não conseguir criar bons gráficos para o jogo ele usa um método chamado rotoscópio para capturar os movimentos do seu irmão correndo, saltando e subindo em muros para depois passar para o jogo e acaba que isso dá uma "assinatura" aos jogos do autor e a franquia.
Outro grande destaque do primeiro Prince of Persia é a sua grande dificuldade, não apenas pelas fases, mas pelo jogo propor que você chegue ao final em apenas 2 horas, o que faz com que muitas vezes você perca não pelo fim da sua barra de energia e sim pelo esgotamento de tempo.
O primeiro jogo não atingiu um sucesso imediato quando foi lançado, mas conforme foi atingindo outras plataformas como o Master System, Mega Drive, Nintendinho, SNES entre outros, ele começa a receber o devido crédito e alcanças vendas expressivas.
Mesmo com o sucesso o autor se afastou da indústria de video games após o lançamento do primeiro jogo e só voltou anos mais tarde para participar da equipe criativa que lançaria em 1993 a sequência The Shadow and the Flame lançado para PC mas também portado para Super Nintendo, Mega Drive e Machintosh.
Além desses dois lançamentos o jogo ainda viu sucesso por muitos anos com vários lançamentos para diversas plataformas, sendo o seu maior sucesso o jogo Sands of Time de 2003 que saiu para PS2, Xbox, Game Boy Advanced, Game Cube e PC e tem um remake esperado para esse ano ainda.
As senhas para todas as fases está nas tabelinhas abaixo :
Muito boa essa série de retrogames, Cacá!
ResponderExcluirFiquei louco quando joguei num PC pela primeira vez. Parecia que o "bonequinho" tinha vida! Isso devido a essa técnica de movimentação totalmente inédita para mim. Interessante que depois com as versões de consoles eu não curti tanto assim.
ResponderExcluirMuito bom relembrar Prince of Persia! Abração!