quarta-feira, 27 de junho de 2018

Ludoteca Básica : Bohnanza


Lançado em 1997, Bohnanza foi um dos primeiros jogos que eu conheci quando comecei no hobby lá atrás em 2004, e é um daqueles que eu até hoje não dispenso uma partidinha.

Sendo também um dos primeiros jogos do grande Uwe Rosenberg, Bohnanza é um jogo de cartas onde os jogadores precisam, através de muita negociação, cultivar seus feijões para depois vendê-los e tirar lucro dessa produção, mas nem tudo é tão fácil.

No início de cada partida, os jogadores recebem dois campos ou três campos de plantio (dependendo do número de jogadores), e uma mão com cinco cartas, que você não pode, de forma alguma, mexer na ordem em que foram recebidas.

Não pode mexer na ordem dos feijões.

A rodada é simples, você precisa plantar a primeira carta da sua mão.

Nesse momento você precisa tomar uma das decisões do jogo, pois você tem dois campos de plantio, se tiver espaço para plantar aquele primeiro feijão, beleza, mas se não tiver espaço ou o feijão em questão não for do mesmo tipo dos já plantados, você vai precisar fazer uma colheita, e as vezes colher um feijão cedo demais te faz conseguir menos pontos do que você desejava.

Resolvido isso, você pode plantar um segundo feijão, mas não é obrigado como o primeiro, e da mesma forma que a anterior, nunca mexendo na ordem das cartas na sua mão.

Depois vem a fase divertida do Bohnanza, o jogador da vez abre duas cartas na mesa, você pode plantá-las caso sejam interessantes para você, mas caso não sejam, você tem que se livrar delas, pois essas cartas precisam ir para algum campo.

 Quando você colhe um campo, os feijões viram moedas.

Nesse momento rola uma negociação danada, pois tem horas que você dá de presente feijões para os outros, só para não precisar fazer aquela colheita precoce e perder uns pontinhos à mais que poderia receber.

O jogador termina a sua rodada comprando duas novas cartas e colocando no final da sua mão, lembrando SEMPRE de não mexer na ordem delas e depois de zerar a pilha de compras duas vezes, quem tiver convertido mais feijões em moedas é o vencedor.

Bohnanza é um daqueles jogos que você vai comprar, vai jogar muitas vezes, e vai ser aquela caixinha que você vai querer sempre levar para as viagens, ele envelheceu muito bem, e ainda hoje é um excelente jogo para gamers ou para galera que está começando agora.

Tem que ficar de olho para não colher
os campos antes de valerem moedas.

Nenhum comentário: