quarta-feira, 6 de junho de 2018

Dissecando o Memoir '44


Hoje (dia 6 de junho) comemora-se o Dia D, quando as tropas Aliadas desembarcam na Normandia deflagrando uma das ofensivas que foram cruciais para a virada da Segunda Guerra contra Hitler e seu exército Nazista, e um dos jogos mais bacanas simulando esse período histórico foi lançado em 2004 pelo designer Richard Borg.

O Memoir'44 é um jogo de simulação de cenários de batalhas da Segunda Guerra que utiliza o sistema "commands & colours", onde o mapa é dividido em três setores e as unidades são comandadas por cartas e tem características únicas que simplificam os wargames tradicionais tornando o jogo muito mais acessível ao jogadores casuais de jogos de tabuleiro.

 Os cenários do Dia D simulam a chegada Aliada à Normandia.

Na caixa básica do Memoir '44 temos os exércitos do Eixo e dos Aliados, compostos por soldados de infantaria, tanques e artilharia pesada, no manual existem mais de 20 cenários (incluindo os do Dia D) para as partidas.

O jogo foi um sucesso tremendo, que fez com que a Days of Wonder apostasse em diversas expansões, como a Eastern Front, Mediterranean Theater e a Pacific Theater que trazem os exércitos da Rússia, Inglaterra e Japão e mais um monte de novas regras e cenários.

Com o passar dos anos, e com o crescente sucesso e apoio do público, o jogo foi ganhando mais corpo, chegando a versão Overlord, com cenários que conseguiam colocar até 8 jogadores em times se enfrentando, a Air Pack com ataques aéreos, novos mapas e terrenos.

 Com o sucesso, outras frentes de batalha foram aparecendo.

Muitas dessas expansões viraram itens de colecionador, pois depois de esgotarem nas lojas, não foram reimpressas e alguma chegam a valer centenas de dólares em sites como eBay e o próprio mercado do Board Game Geek (maior portal de jogos de tabuleiro do mundo).

Perto de completar 15 do seu lançamento, o Memoir '44 tem fãs espalhados pelo mundo, existem sites dedicados a cenários, campeonatos mundiais e grupos de discussão que alimentam os aficionados pelo tema, que encontraram no jogo uma simplicidade que (como no meu caso) os afastaria dos wargames tradicionais.

 Os mapas foram crescendo, e mais jogadores foram incorporados.

Aqui no Brasil, infelizmente o jogo nunca foi lançado, mas tem muitos adeptos, inclusive com uma série de cenários dedicados a campanha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e sua participação nas lutas pela Itália durante os anos de 44 e 45.

Baseado num sistema simples, com miniaturas que chamam atenção e alimentado pela editora, que continua lançando material para ele até hoje, o Memoir '44 é sem dúvida uma grande homenagem àqueles que passaram por um período tão negro da nossa história e merecem ser lembrados para que dias iguais nunca mais voltem.

Hoje a quantidade de coisa que um fã tem, fica difícil até de guardar!

Nenhum comentário: