quarta-feira, 20 de junho de 2018

Indian Summer


Demorei um pouco para jogar o Indian Summer por já ter ficado satisfeito em ter jogado Patchwork e Bärenpark e com a decepção que foi o Cottage Garden, mas surgiu a oportunidade e joguei, e foi uma grata surpresa.

Para quem já jogou qualquer um dos jogos citados acima, o jogo é bem naquele esquema, temos peças no estilo "tetris" para ir colocando em espaços para ganharmos outras coisinhas.

No setup inicial, cada jogador começa com um tabuleiro individual, cinco peças sorteadas (um de folhas vermelhas, duas de folhas verdes e laranjas) e três marcadores de frutinha, noz e cogumelo.

Na sua jogada você pode pegar uma das suas cinco peças e colocar no seu tabuleiro, existem aqui algumas coisas a serem observadas, em todas as peças existe um furo e no seu tabuleiro existem desenhos dos marcadores que eu já citei (frutinha, noz, cogumelo e um quarto de pena), além disso o tabuleiro é dividido em 6 quadrantes.

 A trilha para repor o seu estoque pessoal e as peças bônus.

Ao colocar a peça, se por acaso você deixar aparecer o símbolo de um dos marcadores, você pega uma pecinha e coloca lá no seu tabuleiro, ao fechar um quadrante você verifica os marcadores disponíveis e pega para si para poder usá-los.

O que chama atenção no Indian Summer é justamente essa tomada de decisões, você só pode colocar UMA peça na sua jogada, mas ao utilizar os marcadores, eles podem te ajudar a movimentar muito mais o seu turno, uma vez que existem marcadores que te permitem colocar duas peças além da normal (a pena), roubar peças do amiguinho e colocar no tabuleiro (o cogumelo), completar o seu estoque de peças (a frutinha) ou colocar uma peça de esquilo (a noz).

As peças de esquilo também podem ser colocadas durante a sua jogada ao invés de você colocar uma peça de folha, e como o esquilo é um quadradinho 1x1, ele é ideal para tapar buracos (assim como o retalhinho do Patchwork ou a fonte do Bärenpark).

 Você vai colocando peças e ganhando coisas.

Outra coisa bacana, é que se você conseguir formar desenhos específicos com os buraquinhos das peças, você pode colocar outras peças por cima, e ganhar novamente todos os marcadores que já havia ganhado posteriormente.

O jogo vai rodando até um dos jogadores completar totalmente seu tabuleiro, a rodada termina e os jogadores que conseguiram não deixar espaço nenhum estão aptos a ganhar o jogo, o critério de desempate é a quantidade de marcadores de noz.

Apesar de ter uma pegada bem parecida com os jogos que eu já citei durante a postagem, o Indian Summer, acaba sendo um jogo mais completo justamente por ter elementos de todos eles e colocá-los de forma balanceada dentro do jogo e fazer dele o jogo para se ter dentro dessas opções todas de "family tetris games".

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: