segunda-feira, 11 de junho de 2018

Optimus / Ganz Schön Clever


Optimus / Ganz Schön Clever é mais um jogo do Wolfgang Warch a concorrer ao Spiel des Jahres desse ano (juntamente com o The Mind e o Die Quacksalber von Quedlinburg) e que traduzindo pelo Google Translator fica algo como Muito Inteligente, e é bem a pegada do jogo.

Optimus / Ganz Schön Clever é um joguinho de dados, bem na pegada clássica da coisa, você tem 6 dados de cores diferentes, na sua rodada o jogador rola esses dados e precisa com os valores ir marcando na sua folhinha para pontuar no final do jogo.

A grande sacada do jogo aqui é a seguinte : ao escolher um valor todos os dados de valor inferior àquele, são enviados para a "bandeja", e o jogador da vez não pode mais utilizá-los, o dado escolhido é marcado no espaço indicado, e os demais dados de valor igual ou superior ao que foi escolhido, são re-rolados, e esse processo se repete três vezes.

 Não precisamos de muito para nos divertir com o Ganz Schön Clever.

Os dados que ficaram na "bandeja" então podem ser usados pelos outros jogadores, que escolhem um deles para marcar na sua folhinha e assim o turno se encerra e passamos todos os seis dados para o jogador seguinte.

Falando um pouco da folhinha de pontuação, apesar de visualmente o jogo lembrar um pouco o Qwixx, as marcações aqui são bastante diferentes para cada cor escolhida.

O quadro amarelo você precisa completar colunas para pontuar e linhas para ganhar benefícios, no azul você precisa somar o dado azul ao branco e ir marcando do 2 ao 12, quanto mais marcações, mais pontos, no quadro verde, você precisa ir subindo, o laranja serve qualquer número, mas tem espaços que valem a pontuação dobrada e no roxo você precisa colocar número sempre menor que o anterior.

Sempre ficamos de olho nos dados que estão na bandeja.

O bacana da folhinha, é que se você marca determinada casa, pode ativar um benefício, e as vezes acontece desse benefício poder marcar uma outra casa e desencadear uma série de outros efeitos, então uma marcação bem feita pode gerar muitos pontos no final;

Depois de 5 ou 6 rodadas o jogo acaba, somam-se todos os quadros coloridos, e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

O Optimus / Ganz Schön Clever é realmente um joguinho muito inteligente, pois você tem que ficar bem ligado na hora de escolher o dado que vai usar, se vai abrir mão de ter outras rolagens para pegar o maior valor e desencadear determinado benefício, usar bem os dadinhos que os amiguinhos deixam na "bandeja", enfim, um daqueles fillers bacanas para se ter na coleção.

No final, um outro bloquinho pra ajudar na pontuação.

Nenhum comentário: