sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Oportunidades do Setor Criativo no Mercado de Jogos de Mesa


Ontem aconteceu aqui no Rio uma palestra/mesa redonda sobre Oportunidades do Setor Criativo no Mercado de Jogos de Tabuleiro, mas o que seria isso e por que é tão importante falarmos desse tema?

Hoje nós temos um mercado de jogos de tabuleiro no Brasil em franca ascensão, com editoras faturando em faturamento na casa dos milhões de reais mas ainda com a maioria do material sendo feito na China e trazido para cá, muito pelo preço oferecido, mas também pela falta de expertise das gráficas e fornecedores por aqui.

Foi mirando nessa lacuna que os amigos Léo Ramos, Cecília Dante e Leandro Nunes pensaram em chamar designers, ilustradores, autores, pessoas do mercado gráfico e trouxeram o pessoal da Conclave, Geeks'n Orcs, TGM e Imagine Jogos para contar um pouco das necessidades do mercado e como o pessoal pode começar a transformar uma "periferia" de pessoas que hoje tem em sua maioria contatos informais com as editoras, em profissionais para levarmos o mercado a outro patamar.

 A mesa contou com as editoras e mais nomes como
Daniel Lustosa (ilustrado) e Patrick Matheus (autor)

O evento aconteceu no CRAB - Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, um espaço no Centro do Rio que foi revitalizado pelo SEBRAE e recebeu mais de 80 pessoas para esse bate papo.

Durante duas horas os convidados falaram sobre as dificuldades de se produzir no Brasil, de contratar profissionais que atendam os requisitos básicos, como emissão de nota, além disso trouxeram portfólio de gráficas de fora do país para mostrar um caminho de como podemos alcançar esse nível de entrega aqui no Brasil.

O bate-papo foi super descontraído, com as pessoas interagindo, inclusive com o pessoal do SEBRAE dando dicas super valiosas para os profissionais conseguirem sair da informalidade tirando um CNPJ como MEI - Micro Empreendedor Individual.

 Ainda falta muito aqui, mas gráficas como a Panda da China
levam aos eventos, um portfólio de material de cair o queixo.

Mas o que mais valeu, foi saber que esse é um primeiro encontro de uma série que vai acontecer ao longo de 2020 e que culminará em um grande evento voltado para as editoras, profissionais e produtores para que possamos em breve conseguir uma produção com a qualidade que o público exige, mas também com um preço competitivo com o mercado chinês.

Foi dado o primeiro passo para que o nosso mercado, que a cada ano cresce ainda mais, possa finalmente começar a se profissionalizar para quem sabe no futuro começarmos a exportar tanto mão de obra, quanto jogos já prontos (quem sabe?).

A galera compareceu e foi uma noite muito
proveitosa para os presentes.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: