sexta-feira, 10 de junho de 2022

Forgotten Waters


Faça parte de uma tripulação de piratas em busca de aventuras e histórias para contar para a posteridade, comandados por um experiente capitão em Forgotten Waters todos trabalham juntos para atingir seus objetivos.

Forgotten Waters é um jogo cooperativo onde cada jogador vai pegar uma ficha de personagem, criar uma historinha para ele e assim que a tripulação é formada procurar um dos vários cenários disponíveis no app do jogo (inicialmente temos cinco disponíveis).

Cada jogador então recebe atribuições dentro do navio, como ser o escrivão ou o atirador, dependendo do número de jogadores você pode acabar ficando com outras atribuições, mas uma vez designada ela não muda durante a aventura.

Você prepara o seu pirata para aventura que está para começar.

O jogo tem várias rodadas e cada uma delas acontece em uma das páginas do livro de locais onde vamos ter três fases distintas para os jogadores.

Na primeira temos um tempo limitado para designar dentro da página de locais aonde os jogadores colocarão seus personagens e essas ações podem ser específicas para determinado personagem ou podem ser usados por muitos jogadores, o importante aqui é tentar alocar todo mundo rapidinho pra não zerar o cronômetro e aumentarmos o nível de insatisfação do grupo.

As entradas do aplicativo estão traduzidas no texto, mas o áudio ficou em inglês.

Uma vez todos alocados vamos para a fase de ações onde resolvemos cada uma das entradas em ordem para que a aventura se desenrole.

A fase de fim de rodada também nos leva a algum texto do aplicativo que vai nos indicar o próximo caminho a seguir e a próxima página do livro de locais a ser acessada.

Todos os textos do aplicativo foram traduzidos, mas infelizmente os áudios não o que é uma perda significativa em relação ao jogo em inglês, pois as passagens geralmente são muito grandes e as vezes só dar o play é bastante útil, até porque o trabalho da Plaid Hat foi muito legal e as passagens tem interpretações divertidas de ouvir.

Cada página de local traz informações para a aventura.

Além das resoluções do cenário, cada jogador também tenta completar a sua "constelação" de objetivos pessoais, quanto mais estrelas você alcançar mais lendário será o seu pirata ao final da aventura.

O jogo vai rodando dessa forma, até que todos os jogadores perca (via motim, furo no casco ou insatisfação) ou o objetivos do cenário seja alcançado.

Forgotten Waters tem uma pegada de "livro jogo de tabuleiro" e pela total dependência do aplicativo a localização dele poderia ter sido mais caprichada até porque o jogo tem ideias muito legais mas a leitura pode ir tornando a experiência maçante e isso é amenizado com as entradas em áudio que estando só em inglês afastam um pouco a mulecada que eu acho que são um alvo certeiro para esse jogo.

Quantos caminhos seu barco percorrerá para se tornar uma lenda dos mares?
 

Nenhum comentário: