segunda-feira, 23 de julho de 2018

Sagrada


Sagrada é um jogo de alocação de dados, onde os jogadores se revezam na escolha de dadinhos coloridos para formarem seus vitrais.

No início do jogo, cada jogador recebe um padrão a ser obedecido, marcadores de favor (para usar nas cartas de ferramenta) e uma cartinha de objetivo que vai render pontos conforme o valor da face do dado, além disso são abertas 3 cartas de ferramenta, que os jogadores podem usar durante sua rodada para terem benefícios e 3 cartas de objetivos comuns a todos.

O jogador da vez então sorteia uma quantidade de dados que é definida pelo número de jogadores (basicamente 2x o número de jogadores +1 dado), rola todos eles e começa a fase de escolha e alocação dos dadinhos.

 Cartinhas de objetivo e as ferramentas que ajudam os jogadores.

Cada jogador escolhe um dado e precisa colocá-lo no seu vitral obedecendo algumas regras, como o valor da face e a cor requisitada, além disso o jogador NUNCA pode colocar dois valores iguais ou cores iguais ortogonalmente no seu vitral.

Durante a sua rodada o jogador também pode escolher gastar seus marcadores de favor para usar as cartas de ferramenta, que geralmente ajudam na colocação ou arrumação dos dados.

 Ele vai ficando bem lindo a cada dado colocado.

Ao final da 10ª rodada o jogo acaba e vamos aos pontos de vitória, que são definidos pelas cartas de objetivo (público e pessoal), somados aos marcadores de favor não utilizados e reduzidos de cada espacinho vazio que foi deixado no vitral, quem tiver a maior pontuação, ganha.

Sagrada é um abstrato leve, interessante, muito bonito que serve bem para as jogatinas rapidinhas, não tem uma profundidade estratégica muito grande mas cumpre o papel dele de divertir e ele deve chegar no Brasil ainda esse ano pela Galápagos.

O lance é deixar seu vitral lindão.

Nenhum comentário: