sexta-feira, 12 de julho de 2019

Carcassonne : Safari


Lançado recentemente no Brasil pela Devir, Carcassonne : Safari leva os jogadores para as savanas africanas onde vamos construir caminhos, pesquisar florestas e descansar à sombra dos baobás além de juntar os animais em charcos.

Para quem conhece o jogo base, a primeira diferença vem logo na peça inicial, que é uma junção de três tiles, além disso colocamos dois jipes que ficam fora dos tiles iniciais e são uma nova forma de colocação como veremos.

A regra básica continua a mesma, o jogador da vez pega um dos tiles e precisa colocá-lo junto aos demais que já estão no tabuleiro, mas já nesse momento já temos uma das primeiras diferenças, no Safari você pode colocar adjacente aos tiles ou no lugar onde um dos jipes está posicionado para depois ganhar uns pontinhos com isso.

Agora temos animais, baobás e jipes.

Colocado o tile aí vem algumas mudanças significativas. Agora você pode colocar o seu meeple no tile recém adicionado, ou mover o jipe ou ainda começar um charco.

O charco é uma nova aquisição interessante ao jogo, ele é basicamente um quarto de círculo com o desenho de um dos cinco animais presentes no jogo, ao começar um charco você ganha uma quantidade de pontinhos que vão aumentando até que você feche o círculo e pegue seu meeple de volta.

Esses tiles de charco também ajudam na pontuação do jogo, que aqui no Safari é bem diferente, você agora não ganha mais pontos pela quantidade de tiles fechados, seja de estrada ou floresta, e sim pela quantidade de animais diferentes que ela englobar, então quanto maior a variedade de bichos, mais pontos você ganha, e nesse momento você pode gastar tiles de charco para ter uma variedade maior.

 Os novos elementos são muito legais e trazem uma
nova perspectiva ao jogo.

Mas como você ganha esses tiles de charco? No início de cada partida os jogadores começam já com um, mas nos tiles de baobá (que substituem o monastério aqui) ao colocar seu meeple descansando à sua sombra, você recebe dois tiles de charco e ao cercar o baobá, você pega seu meeple de volta e mais dois tiles.

Essas novas formas de pontuar, fazem com que o jogo fique mais dinâmico e você precisa ficar muito mais ligado na forma de colocar o seu tile, inclusive se vale a pena deixar de colocar um meeple para mover o jipe e preparar um "bote" pra mais tarde, deixando as partidas bem estratégicas.

Uma das franquias de jogos de tabuleiro mais famosa no mundo todo, Carcassonne tenta sempre se inovar sem perder a sua essência, e com o novo Carcassonne : Safari ele traz essas formas novas de pontuar mas mantendo a mesma experiência fazendo com que os fãs do jogo queiram ter mais essa versão do jogo na sua coleção.

O charco é legal e você consegue os tiles
estando à sombra dos baobás.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: