sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O Pequeno Príncipe - Faça um Planeta


Baseado na bela obra do francês Antoine de Saint-Exupéry e sendo mais uma criação da dupla Bauza e Cathala, O Pequeno Príncipe : Faça um Planeta chega pelas mãos da Meeple BR Jogos, e os jogadores precisam construir seu próprio planetoide para abrigar as diversas criaturas do livro, como as ovelhas, raposas, elefantes e cobras, mas cuidado pois vulcões sempre podem aparecer e o crescimento desenfreado de baobás pode acabar com a vida no planeta.

Primeiramente separamos os tiles de bordas inferiores e superiores, os tiles de centro do planeta e os de personagem em pilhas distintas para a hora da compra.

A partida dura exatamente 16 rodadas, e em cada uma delas compraremos tiles para formar os nossos planetinhas, com o jogador da ver escolhendo de qual pilha ele quer comprar os tiles, abrindo uma quantidade de tiles igual ao número de jogadores, escolhendo um tile para si e escolhendo qual o próximo jogagor a pegar o próximo tile.

 Os tiles são abertos e depois de escolher um para si,
o jogador da vez escolhe o próximo jogador.

Cada tile de planeta tem características diferentes, como quantidade de bichos, lampiões, sois, caixas, vulcões, baobás e a tão querida e rara rosa.

Já os tiles de personagens são responsáveis por dizer o que seu planeta vai pontuar ao final do jogo, cada jogador vai pegar no final da partida quatro desses tiles, então é sempre legal ficar de olho no planetinhas dos outros jogadores, para não lhe deixar um personagem que vá render muitos pontos no final.

O jogo é extremamente temático, e um dos grandes baratos dele é a relação dos planetas com o baobá. Cada planeta pode ter no máximo dois baobás, se por acaso lhe sobrar um tile que faça seu planeta estourar esse limite, os três tiles com a figura dos baobás são virados ao contrário, perdendo todos os outros desenho que estão nele.

 Conforme seu planeta vai crescendo, mais você precisa
ter cuidado com vulcões e baobás.

Isso nem é uma coisa tão ruim assim, pois tem o personagem do bêbado que dá pontos pelos tiles que forem virados, então você sempre consegue trabalhar bem com as adversidades.

Mas uma grande pernada que você pode dar nos adversários, são os vulcões, no final das 16 rodadas, o planeta que tiver a maior quantidade de vulcões visíveis, perde pontos por cada vulcão, então é sempre bom ficar de olho.

Nisso O Pequeno Príncipe é um daqueles jogos muito gostosos, pois com a regra de você escolher o próximo jogador a pegar o tile, você tem como tentar empurrar um tile ruim para um jogador, ou fazer com que determinado planetinha pegue o terceiro baobá, enfim, ele te faz ficar antenado a partida toda.

No final, com o planeta completo, pontuam-se
os quatro personagens de cada jogador.

Ao final das 16 rodadas, somam-se os pontos baseados nos personagens de cada jogador, reduzindo os pontos do planeta com mais vulcões, e o planetinha com mais pontos é o vencedor.

O Pequeno Príncipe é um jogo pra todos, mas principalmente para aqueles que conhecem a história, pois esses com certeza vão ficar realmente felizes ao ajudar na construção do planetinha, tomando cuidado com os baobás, tentando proteger a rosa dos vulcões que aparecerem, para maior imersão o jogo ainda tem as ilustrações originais do livro, então realmente é daqueles joguinhos que a gente precisa ter na coleção.

Nenhum comentário: