sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Ex Libris


Você é um colecionador de livros, e o Grão Bibliotecário da cidade resolveu fazer um concurso para premiar a coleção mais completa e linda de todas, mas alguns livros terão destaque e outros serão proibidos, então buscar o equilíbrio e se sobressair diante das outras coleções é a grande sacada em Ex Libris, lançado recentemente pela Galápagos Jogos.

No setup inicial, os jogadores escolhem a sua biblioteca utilizando o lado básico ou a forma mais bacana com bibliotecas diferentes para cada jogador, depois disso sortearemos as categorias de livros que ficarão em destaque e as que deverão ser banidas das coleções e danos uma quantidade de livros para cada jogador iniciar sua biblioteca.

Depois disso, já preparados com seus trabalhadores, sortearemos localidades para serem visitadas de acordo com o número de jogadores e assim começamos a partida.

 Nas cartas temos os livros que precisam ser catalogados
e arrumados na nossa estante.

A partida de Ex Libris dura várias rodadas, cada rodada é dividida em quatro fases. A primeira onde a gente abre novas localidades, a segunda onde efetivamente realizamos ações, a terceira onde se resolvem ações não imediatas e por fim a fase onde as localidades saem do jogo (deixando sempre a menor para ser usada sempre) e inicia-se uma nova rodada.

A fase de ações é super simples, você pega um dos seus três trabalhadores e aloca nos espaços disponíveis dos locais abertos ou em sua própria biblioteca fazendo assim as ações imediatas ou esperando para a fase de resolução mais pra frente.

Tudo no jogo gira em torno da criação e arrumação da sua biblioteca, então a maioria das ações será de pegar livros (que vão para a sua mão) ou catalogar livros formando assim sua estante.

 Você precisa ir nas localidades para conseguir ações
que te ajudam durante a partida.

O que me chamou atenção no jogo foi a parte da arrumação dos livros, as cartas geralmente tem de 2 a 4 livros impressos e sempre vem com a informação da letra da lombada dos livros e a categoria deles, e a sua responsabilidade enquanto bibliotecário, e arrumar tudo certinho.

Ao catalogar um livro você precisa ter em mente que ele sempre será colocado adjacente a alguma carta de livros previamente colocada, então ficar de olho na primeira carta a ser baixada e a forma de baixar as seguintes é muito importante, mesmo que ao final do jogo você possa virar cartas que não obedeçam a regra de colocação.

 Você também tem sua biblioteca e as sua estante
para ser arrumada.

O jogo prossegue até que uma quantidade de cartas na estante seja colocada, quando essa quantidade é atingida, jogamos uma rodada à mais e o jogo termina.

A pontuação é muito interessante, você vai ganhar pontos pela estruturação da sua estante, quantidade de livros raros, diversidade de livros, uma pontuação especial pela categoria que você sorteou lá no setup e finalmente perder pontos pelos livros banidos que tiver na coleção, o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Ex Libris é um jogo muito interessante visualmente, apesar de mecânicas já super conhecidas, consegue fazer a utilização de uma forma diferente em um jogo muito gostoso de jogar.

 Você começa com uma cartinha de estante, e para arrumar
o resto precisa prestar atenção na organização.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: