terça-feira, 10 de março de 2020

Coimbra


Em Coimbra, recentemente lançado pela Galápagos Jogos, os jogadores trabalham com dados, para conseguirem recursos, para comprarem cartas, para andarem no mapa para assim conseguirem pontos, lendo assim parece simples, mas é nos detalhes que o jogo brilha.

Jogado em 4 rodadas, cada uma com uma delas é dividida em seis fases distintas, onde os jogadores rolarão os dados, depois escolherão onde colocá-los, esses dados serão retirados executando as ações escolhidas, é definida a nova ordem dos jogadores, ganha-se influência e finalmente investe-se nas expedições.

Os dados tem uma importância fundamental no jogo, eles são ligados aos quatro tipos de cartas, que são os conselheiros, os comerciantes, os clérigos e os acadêmicos, e na primeira fase do jogo os dados são rolados para serem colocados nas quatro áreas do tabuleiro principal.

 Os personagens e as fichas bônus.

Temos uma área de peças bônus e três áreas com as cartas dos personagens, e nessas áreas que os dados serão colocados os valores vão definir a ordem de escolha, então a escolha do valor dos dados é importante, mas e a cor?

Bem, as cores escolhidas vão refletir lá na fase de influência, você vai subir um espaço para cada dado na cor referida, aqui nesse caso não importa o valor, e sim a cor dele.

As fichas bônus e as cartas, vão dar efeitos imediatos ou efeitos permanentes além de servirem com set-collection para pontuações de final do jogo.

 Os dados são elementos fundamentais no jogo.

Além dessas informações todas já citadas, temos no tabuleiro principal a trilha do peregrino, onde os jogadores vão avançando com seu meeple por lugares para irem em direção aos monastérios que darão efeitos que ajudarão no decorrer da partida (ou na pontuação final).

Uma vez que a rodada vai chegando ao final, temos a parte de investir nas explorações. Essas são cartas de pontuação para o final do jogo, você vai pagar o custo em dinheiro ou guardas (que são os recursos do jogo) e deixar seu marcador ali para saber que você vai estar apto a pontuar àquela carta.

 As trilhas de influência, garantem pontos e bônus.

Ao final das quatro rodadas, o jogo termina, temos as pontuações pelas trilhas de influência, pelos investimentos e pela coleção de diplomas que são ganhos nas cartas dos personagens, e o jogador mais avançado na trilha de pontuação é o vencedor.

Coimbra é um euro clássico, muitas coisas a serem observadas, muitos caminhos para vitória, muito inteligente e que faz você ficar pensando onde investir e dando aquela sensação de que gostaria de fazer mais coisas, mas tendo que escolher bem aonde ir, sei que ainda estamos começando o ano, mas ele entra pesado na lista dos preferido de 2020.

Andar com o peregrino também é importante.

https://www.acessoriosbg.com.br/&utm_source=eaitemjogo

Nenhum comentário: