sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Session Report : Dez. 04 - Calabouço das Peças

Depois de ter faltado semana passada, ontem fui para o Calabouço com fome de jogos, e tive sorte de encontrar uma galera grande e com muitas novidades para ver mesa.

Cheguei 19:00h em ponto e já estavam lá o Fel, Arthur (esse não conta, ele mora lá) e o Léo Rossi, resolvemos estrear o meu Rumis. Jogamos a primeira partida dele na mesa torta, o que me fez ter a primeira reclamação sobre o jogo, as peças escorregam umas nas outras, então nem por decreto conseguimos colocar elas em pé. Desistimos (isso depois d'eu ter sido eliminado só tendo colocado UMA peça).

Nisso já tinham chegado Cadu e André Boné, aí partimos para a segunda estreia da noite, o Red November.

Nesse jogos somos gnomos marinheiros à bordo de um submarino em frangalhos. O jogo é cooperativo e todos temos que nos virar para tentar esperar o resgate que chega em uma hora, o problema é que de cinco em cinco minutos as desgraças aumentam.


Gnomos alucinados no Red November.

O jogo é bem divertido, uma correria de "apaga esse incêndio", "destranca essa porta", "tira água dessa sala" e "PUTA QUE PARIU UMA LULA GIGANTE!!!!". No final acabamos todos morrendo asfixiados, o que por um lado foi bom, pois se tivéssemos ar veríamos a lula gigante comendo a gente.

Mais farra e mais estreias. Dessa vez o Léo nos apresentou um jogo que entrará pros anais "Léo Rossianos" (com trocadilho por favor), o Perudo. O jogo simplesmente é uma purrinha com dados, um tabuleiro para marcar o avanço das "apostas" e barulho, MUUUUUITO barulho.


Jogo doido e muito barulhento esse Perudo.

Desistimos depois de meia hora jogando, pois o jogo se encaminhava a transformar-se num Twilight Perudo, o que definitivamente não é uma boa (e já tava rolando uma mesa de Twilight... Twilight Citadels).

Refizemos as mesas, enquanto uma galera foi jogar o Zendo (jogo bonito pra caramba), eu, Cadu e Carlão resolvemos dar mais uma chance para o Rumis.


Rumis ainda nas primeiras peças.

Dessa vez a coisa funcionou melhor, primeiro por que a mesa estava mais plana e segundo por que escolhemos um cenário que não desse para empilhar muito as peças. O jogo para quem não conhece é um Blokus em 3D, visualmente muito bonito, e muito desafiador no encaixe das peças. Apesar de ainda achar que as peças escorregam mais do que deviam (se fossem de madeira talvez fosse melhor) ele mostrou-se ser um grande jogo. Duas partidas seguidas, uma eu ganhei a outra o Cadu.

Noite avançando e mais estreias, dessa vez eu, Léo, Cadu e Fel pegamos o Toledo. Era para mim a grande espectativa da noite, e o jogo realmente é muito bacana.

Somos comerciantes que estão tentando forjar as espadas mais bonitas para levar a Alcazar. Para isso temos 5 trabalhadores que vão passeando pelo tabuleiro coletando metal e pedras preciosas. Temos também que colocar as nossas "barraquinhas" que fornecem os materiais, forjam as espadas e ensinam ao jogadores a duelar. E o jogo segue até que 3 peões da mesma cor cheguem a Alcazar.


Todos correndo atrás das espadas no Toledo.

Muito bom jogo, como era um "learning-session" para todos a colocação das "barraquinhas" foi crucial para definir a vitória, os mais fominhas (como eu) prefiriram deixar seus serviços nos lugares mais caros, se deram mal, que ficou na "uruguaiana" vendendo "pedlinhas piciôsas" (tipo o Léo Chinês) se deu bem e ganhou a partida, com o Fel em segundo, Cadu em terceiro e eu com uma pontuação ridícula em último.

A noite ainda tava boa, e pra variar um pouco, mais estreias. Dessa vez saquei um home-made do Knizia, o RISK Express. O joguinho é bem simples, temos 5 continentes (divididos em 14 territórios), cada território tem pré-requisitos para serem conquistados e para conquistá-los rolamos 7 dados.


Conquistando territórios no RISK Express.

Divertido, com marcação em cima dos outros jogadores e aquela dose de sorte que eu particularmente gosto muito, a partida foi boa e acabei ganhando depois de conquistar a europa e mais um território de 3 pontos, o Léo ficou em segundo, seguido do Carlão e Cadu com o Fel em último (jogando de starvation).

Para terminar a noite finalmente um jogo conhecido, o Container. Ainda não consigo jogar ele direito, ele é confuso de se perceber o que devemos fazer para pontuar bem, o Léo odiou o jogo, o Cadu não sei bem eu e o Arthur gostamos dele. Acabou que o Cadu ganhou, com o Arthur em segundo, Léo em terceiro e eu em último.


Ninguém entregou nada nas ilhas ainda no Container.

7 comentários:

Léo disse...

afora o fato que, demonstrando que nunca mais posso sacanear o rogério, jogamos o perudo COMPLETAMENTE errado.

Cacá disse...

Puta merda... Vê se lê as regras direito então e tenta ensinar a gente... mas da próxima vez jogamos ao ar livre pra ver se o barulho dispersa... hhHAHAHHAHAHHA...

Cadu disse...

Cacá

Muito bom. Excelente jogatina. Foi uma das mais divertidas dos últimos tempos com direito a "Rogério Edition" por parte do Léo.

Sobre o Container eu gostei do jogo sim. Já tinha lido as regras e portanto tinha uma leve noção de como agir.

O Rumis eu gostei bastante e é exatamente o que você falou, faltou ser peças de madeira para fixar melhor.

O Risk Express é divertido, vale a pena conferir.

O Red November rende bastantes risadas e nosso grupo, com o Leo Rossi inspirado, propiciou isso. O mais interessante foi que se não fosse por asfixia, seria o reator ou motor ou a Lula (mais provável que fosse a Lula)a nos destruir...
Vale a pena pela diversão pelo desafio também pois parece que o jogo não é fácil de se vencer pois já conto 6 partidas com 6 submarinos afundados...

Perido (ou perdido como diz o Shamou) não conta. Rogério Edition total por parte do Leo, aí não dá. Com a regra dele o jogo praticamente não ia terminar... putz... o Fel disse que só valeu a pena por causa dos copos para rolar os dados... fazia um barulho do inferno...

Toledo foi bem legal. Jogo simples, razoavelmente rápido, divertido e bonito. Acho que subestimamos um pouco a questão das especialidades, vale a pena conferir.

No mais o blog está excelente como sempre!

[]s,

Cadu.

Cacá disse...

Valeu pelos elogios Cadu, só fico esperando o seu report oficial... hehehehhhe...

Abraços...

Anônimo disse...

Fala Cacá,

Que beleza de jogatina, desses eu só conheço o Toledo e o Rumis, muito bons os dois, o Red November deve ser muito legal.

abs.

Hugo Carvalho disse...

Parece que este ano é o ano dos cooperativos. Ainda nao joguei a nenhum, mas Space Alert, Ghost Stories e Pandemic estão a fazer o maior furor.
O Red November deve estar quase a chegar.

Cacá disse...

Fala Edu... o Red November é legal mesmo, essa quinta devemos jogá-lo novamente...

Fala Hugo.. o Space Alert e o Ghost Stories já estão na minha wishlist, por acaso o Pandemic não me salta as vistas, o pessoal aqui do Rio já teve uma cópia mas vendeu... Já o Red é sem dúvida um bom investimento...

Abraços a todos...