segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Lembra desse? Super Trunfo


Criado em 1978 na Inglaterra como Top Trumps, o Super Trunfo chegou ainda no final dos anos 70 ao Brasil pelas mãos da Grow, tendo em cada caixinha um tema diferente, cada carta tem uma série de atributos com valores, o jogador da vez escolhe um determinado atributo e baixa, os outros jogadores comparam os valores e quem tiver o maior leva a mão de cartas, no final quem tiver mais cartas é o vencedor.

O jogo em si é supre simples, o "twist" dele é a carta Super Trunfo, e ao ser baixada ganha de quase todas as outras, geralmente só perdendo para as cartas com final 1.

As cartinhas tem suas características
para serem comparadas.

Nos anos 80 era muito comum a mulecada ganhar de presente as caixinhas do jogo, pois era uma opção divertida e barata de presente, e como existiam dezenas de opções diferentes, era certeza de ser um presente bacana.

Depois de 40 anos de existência, o jogo não mudou suas regras, nem a forma de apresentação, mas com o passar do tempo milhares de caracterizações diferentes foram aparecendo, desde as mais basiconas como "Carros, Motos, Paises" até os mais bizarros como "Dragons & Magic Beasts" e baseados em times de futebol.

Curioso é que muitos desses jogos mais antigos, acabam sendo reinventados de alguma forma para os jogos modernos, mas no caso do Super Trunfo, não lembro de nenhum jogo que tenha pego emprestado as suas características emprestadas.

Hoje ainda é sucesso entre os presentes de aniversário.

O próprio Super Trunfo tentou se reinventar com a criação do Mega Trunfo, que consistia numa batalha entre dois baralhos iguais com um tabuleiro, mas essa ideia não foi muito para frente e o jogo continuou vivendo da sua simplicidade básica de sempre.

Super Trunfo é um daqueles jogos que você já deve ter jogado alguma vez na sua vida, e mesmo que não seja um primor de originalidade, tem uma nostalgia que faz dele uma referência.

O Mega Trunfo foi uma tentativa de modernização,
mas acabou não vingando.

Nenhum comentário: