segunda-feira, 17 de junho de 2019

Corinth


Definitivamente estamos vivendo o momento dos jogos de rabiscar, e grandes editoras como a Days of Wonder não iam deixar de "surfar" essa onda e recentemente lançaram nos EUA o Corinth, do grande Sébastien Pauchon (autor de jogos como Jaipur e Jamaica).

Nesse jogo somos mercadores que ao passarem uma semana pelos portos trocando suas mercadorias para assim conseguir mais prestígio entre os outros mercadores.

O jogo é um "roll & write"clássico, o jogador da vez pega os nove dados brancos disponíveis, se quiser, ele pode comprar até três dados amarelos que serão utilizados apenas por ele naquela rodada, e então rola todos eles.

No porto temos seis espaços distintos, os dados serão separados em grupos de números iguais, e são colocados nos espaços, sempre o grupo com o maior valor é colocado no espaço mais alto do porto (o da moeda), depois os grupos são alocados debaixo para cima começando pelos bodinhos e passando pelos bens disponíveis.

Uma vez que os dados são arrumados no porto, o jogador da vez pode então escolher um grupo deles para anotar na sua folhinha, o lance aqui é que você não usa o valor, e sim a quantidade de dados do grupo.

As moedas e bodinhos você vai acumulando para poder usar nas quatro construções que vão te ajudar durante o jogo (ou dar ponto no final), os quatro espaços de produtos (azeite, vinho, tecido e especiarias) você vai riscando para conseguir pontinhos no final do jogo.


Existe também o espaço onde o seu ajudante pode ir andando para conseguir alguns bônus, para usá-lo você escolhe um grupo de dados mas abdica da forma previamente explicada, nesse caso aqui você vai usar o valor do dado para andar o seu ajudante quantas casas forem indicadas, marcando a casa que ele parar, e quando ele para em um dos três espaços especiais, vai ganhando pontos pelos lugares marcados previamente.

O jogo prossegue até que uma quantidade de rodadas é terminada (dependendo da quantidade de jogadores) e somam-se as pontuações de todos os espaços da suas fichas e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Corinth é um jogo levinho e divertido, apesar de não trazer nada de muito novo nessa enxurrada de jogos de rabiscar, por ter alguma interação entre os jogadores acaba sendo uma opção legal para as mesas e se chegar ao Brasil acho que vai agradar.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: