sexta-feira, 7 de junho de 2019

Série Pocket Games da Papergames



A Papergames tem trazido jogos bem bacanas, além de ser uma empresa que pratica um dos melhores preços do mercado, então quando eles anunciaram os primeiros três joguinhos da linha Pocket deles, a gente ficou logo de radar ligado.

O grande lance aqui é que a editora optou por caixinhas pequenas, mas de excelente qualidade e que cabem os jogos protegidos por sleeves, coisa que o nosso público adora fazer (nessa eu me incluo inclusive).

Mas o mais interessante, é que dependendo da aceitação desses três primeiros jogos, a Paper vai continuar com essa linha, e mais, jogos como o Oh my Goods! que ainda não teve a expansão lançada no Brasil, pode vir a ter a oportunidade de vê-la chegando por aqui a um preço bacana, uma vez que ela viria nessa caixinha da linha Pocket, então vamos falar agora um pouco desses primeiros três joguinhos.

O Quem Foi? é um joguinho bem farra de vaza onde você precisa defender os seus bichinhos de serem o causador do grande cocô que apareceu no meio da sala.

A regra dele é super simples, o primeiro jogador baixa uma carta de um bicho, inocentando ele e acusando um outro, os outros jogadores então precisam ser rápidos para que o primeiro jogador a colocar a sua carta possa inocentar o bichinho acusado e chamar outro.


A rodada termina quando um jogador acusar um bichinho que ninguém tem ainda ou quando apenas um jogador tiver uma ou mais cartas, então ele leva o cocô da rodada, e a partida segue até que um jogador tenha 3 cartas de cocô e perca o jogo.

Em Brave Rats dois clãs de ratinhos brigões lutam pela coroa do Rei Rato que desapareceu, e esse disputa se realiza comparando forças entre eles.

Cada jogador tem 11 cartas, e cada uma dela tem um poder, na rodada o jogador escolhe uma delas e secretamente baixa, ao abrirmos comparamos a força e vemos no poder de cada uma se alguma coisa modifica o resultado, para então um dos jogadores ficar com as cartas.

Quando o primeiro jogador vencer 4 rodadas, a partida termina, Brave Rats é um jogo que lembra muito o Love Letter, mas para duas pessoas, e para quem curte esse tipo de jogo ele é uma opção bacana.

Para finalizar o que eu achei mais legal, em Claim, mais uma vez temos um Rei morto, mas dessa vez existem cinco facções que estão atrás da sua coroa, e elas estarão disputando ponto à ponto por ela.

O jogo tem duas rodadas distintas, na primeira os jogadores vão recrutar seguidores para o seu lado na grande batalha, para isso abre-se uma carta da pilha central, o jogador da vez abre uma carta, não necessariamente igual a aberta, e o seu adversário abre uma carta também e comparam os valores e quem tiver a maior pontuação leva aquele seguidor.

Depois de 13 rodadas da primeira fase, temos a fase de confronto onde outras 13 rodadas são realizadas, basicamente com a mesma mecânica, mas dessa vez sem abrir uma carta de uma pilha central, usando apenas as cartas da sua mão.


Ao final das duas fases cada jogador conta seus apoiadores de cada facção, quem tiver mais facções do seu lado leva a coroa.

Basicamente é isso, mas cada facção tem poderes especiais, o que dá uma dinâmica muito legal a cada rodada e o jogo tem umas sacada muito interessantes para que você consiga no final a quantidade de votos necessários para vencer o jogo.

EDIT : Com o lançamento do Claim 2, agora você pode misturar as duas caixinhas do jogo e fazer partidas para até 4 jogadores, além disso a Paper trouxe duas facções extras para aumentar o mix entre elas.

Como já dissemos lá no início da matéria, essa linha Pocket da Papergames traz jogos rápidos, divertidos e por um preço que vale até pra ficar dando de presente pros amiguinhos, agora é torcer para a continuidade da linha e que as expansões de outros jogos venham nesse precinho.

Nenhum comentário: