terça-feira, 4 de junho de 2019
TOP3 : Expansões
O mundo dos tabuleiros modernos me apresentou uma forma de jogo até então desconhecida para mim, as expansões, e nesses anos eu joguei muitas delas, algumas indiferentes, outras que só existem pra consertar o jogo base, mas algumas se destacam dando ao jogo uma nova vida.
Não vou citar algumas expansões que eu adoro mas que acabaram sendo incorporadas em edições mais novas, como a do Kingsburg (lançado pela Bucaneiros), vou me atar só naquelas que são as que explodiram minha cabeça e que dão vontade de jogar sempre.
O Village (que saiu no Brasil pela extinta Fire on Board), é um jogo muito consistente e interessante, por si só já se sustenta por muitas partidas, mas as expansões Village Inn e Village Port são excelentes aquisições.
Podendo ser usadas ao mesmo tempo ou individualmente, trazem novas formas do jogo se desenvolver o que faz com que você precise repensar nas estratégias para ganhar as partidas, ambas se integram perfeitamente ao jogo base e devem ser conhecidas.
Já falei uma penca de vezes do 7 Wonders por aqui, ele é ainda hoje o meu card-game preferido e além disso tem duas das melhores expansões de todas, a Armada e a Líderes.
A Líderes (já lançada pela Galápagos Jogos) deu uma reanimada ao jogo quando foi originalmente lançada em 2011, trazendo uma fase à mais ao jogo e uma forte influência das cartas de líderes ao jogo, já a Armada saiu ano passado e mais uma vez rejuvenesce o jogo que estava perdendo terreno para a sua (ótima) versão Duel.
A Armada traz um novo tabuleiro individual com colunas de comércio, poder naval, descobertas e civilização que você vai avançando conforme constrói cartas daquela cor, uma excelente adição ao jogo e que esperamos chegue logo ao Brasil.
Guerra dos Tronos é um dos casos em que expansões foram incorporadas para melhoria de mecânicas, e a Segunda Edição (que chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos) já estava com um jogo redondinho e que garantia horas de pura diversão (e traições).
Mas ano passado, meio de surpresa, foi anunciada a expansão Mãe dos Dragões (já disponível no Brasil) e é impressionante como ela conseguiu sacudir o jogo, dando a ele novos caminhos e colocando elementos que deixam o jogo mais disputado.
A adição da Casa Targaryen, o mapa de Esos, o Banco de Braavos e o que pra mim é a "cereja" da expansão, as casas vassalas, fizeram com que as partidas do Guerra dos Tronos se tornem eventos gigantescos e cada partida se torne mais épica que a outra, hoje não consigo pensar em outra forma de jogá-lo sem essa expansão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário