sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Kingsburg 2ª Edição


Um dos meus dice-placement preferidos (tá no TOP3, depois confere), Kingsburg era um jogo difícil de conseguir, sem falar da sua expansão que era praticamente impossível, então foi uma felicidade enorme quando descobri que sairia uma segunda edição com tudão na caixa, e ainda mais feliz quando soube que ele viria para o Brasil pelas mãos da galera da Bucaneiros Jogos, então vamos falar agora um pouco desse jogaço para vocês.

Em Kingsburg os jogadores são governadores escolhidos pelo Rei Tritus para fazer com que o reino cresça, para isso precisamos construir prédios, treinar nossos exércitos, sempre tomando cuidado com os inimigos à espreita, e para termos sucesso, precisamos da ajuda dos sábios conselheiros do reino e também da ajuda do próprio Rei e de sua Rainha.

Inicialmente cada jogador recebe um tabuleiro da sua província com cinco linhas de prédios que serão construidos durante a partida, além disso temos o nosso conjunto de dados que são a alma do jogo.

 Conforme as estações vão passando,
jogadores precisam ir aos conselheiros.

A partida de Kingsburg dura exatamente cinco rodadas, e cada uma delas é composta por uma série de turnos, onde rolaremos dados para conseguir benefícios e ao final de cada rodada temos um confronto direto com inimigos do reino.

Na primeira fase, o Rei ajuda ao jogador com menos edifícios construídos, dando a esse jogador um dado extra para a Primavera.

A Primavera é a primeira das três estações de produção do jogo, nela os jogadores todos rolam seus dados, somam os valores para definirem a ordem da rodada, uma vez feito isso começam a alocação dos seus dados nos conselheiros.

 Os dados são alocados e os jogadores recebem os benefícios.

São 16 conselheiros além do Rei e da Rainha com valores que vão do 1 ao 18, com seus três dados rolados você usa pelo menos um para ir ao número exato que você deseja, ao ir ao valor desejado, você bloqueia ele para outros jogadores, que vão precisar irem a outros lugares, então observar a combinação dos dados dos outros jogadores, pode ser crucial para você.

Basicamente os conselheiros vão te dar recursos, pontos, treinamento bélico ou o direito de ver a carta que do inimigo a ser enfrentado no final da rodada.

Uma vez que todos os dados tenham sido alocados, os espaços são executados na ordem, então você pode acabar recebendo um recurso que vai trocar mais à frente, e então todos os jogadores tem a oportunidade de fazer uma das suas construções.

Em cada província, prédios são construídos para auxiliar
aos jogadores.

Os prédios dão um monte de benefícios diferentes, geralmente ajudando nas rolagens, durante as batalhas, dando pontos de vitória e por aí vai.

As outras fases intermediárias, são as da Recompensa do Rei, onde o jogador com mais edifícios ganha um ponto, a fase do Representante do Rei, onde o jogador com menos edifícios recebe um ajudante que pode fazer com que ele construa duas vezes ou aloque seus dados em um conselheiro já ocupado e finalmente a fase de contratar soldados.

Durante o Inverno, temos uma batalha que vai aumentando seu poder de fogo a cada ano, e para enfrentá-los precisamos de soldados e cada governador vai precisar enfrentar esse desafio com suas próprias forças, mas o Rei é bondoso, e um dado é rolado antes da batalha e o valor é adicionado ao valor do exército de cada jogador.

 Cada conselheiro tem uma função dentro do reino.

Os jogadores que conseguirem um valor acima do pedido, recebem bônus, os que ficarem abaixo dele, são penalizados, e assim um novo ano começa até que no final da quinta rodada o jogo termina e o jogador mais avançado na trilha de pontuação é o vencedor.

Kingsburg foi um dos primeiros jogos que usaram a alocação de dados de uma forma nova e criativa, mas o jogo base acabou ficando datado, isso foi corrigido na primeira edição com a expansão To Forge a Realm.

A vantagem dessa segunda edição é que além de todos os módulos apresentados na expansão anterior, ele ainda traz novos módulos bem interessantes, como a mudança dos poderes dos conselheiros e os cenários que dão uma diversidade imensa a cada partida.

Esse pra mim é um daqueles jogos que todos deveriam jogar pelo menos uma vez, e tenho quase certeza que muitos irão sair da mesa direto para comprar a sua própria cópia, pois é um daqueles jogos que eu considero Ludoteca Básica.

https://www.bucaneirosjogos.com.br/kingsburg-segunda-edicao?utm_campaign=eaitemjogo_bannerlateral&utm_source=eaitemjogo&fbclid=IwAR2WdklkfpXK034YORs9VgH_-y5-NFl0s6mCaItuEw8ydILihphCwvR5LTg

Nenhum comentário: