quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cartógrafos


Quando joguei Cartógrafos ano passado ainda sob o nome de Doodle Realms foi paixão a primeira rabiscada, agora que o jogo saiu pela Grok Games com uma arte lindona do amigo Lucas Ribeiro, fica a certeza de um jogo apaixonante.

Em Cartógrafos os jogadores competem durante o ano para entregarem ao Rei a melhor disposição de construções no mapa a ser apreciado e avaliado por ele ao final das quatro estações.

Durante o setup do jogo, cada jogador recebe uma folha onde faremos as marcações, além disso são sorteadas quatro pontuações que validarão os mapas durante a partida, tendo como direção as cartas das estações que dirão quais duas pontuações valerão.

 Conforme você vai abrindo as cartas,
vai desenhando no seu mapa.

Então a estação começa com a fase de exploração, onde abrimos cartas que terão padrões e o tipo de terreno a ser preenchido, algumas considerações devem ser feitas, como por exemplo, não desenhar sobre as ruínas apresentadas no mapa (a não ser que a carta permita) ou sobre as montanhas.

O lance aqui é sempre tentar ficar de olho nas pontuações apresentadas no jogo e tentar sempre desenhar de forma que você consiga ir pontuando bem a cada estação.

Outra sacada é lembrar de desenhar em volta da montanha, pois ao fazer isso o jogador terá um ganho de moedas a cada estação que lhe dará uns pontinhos importantes.

Mas é claro que os outros cartógrafos não vão deixar a sua vida muito fácil, a cada estação existe a possibilidade de aparecer a carta de monstro, nesse momento os jogadores passam seu mapa para o adversário que desenhará o padrão mostrado e ao final da estação cada área em volta do monstro que não estiver cercada faz com que você perca pontos.

As estações definem sempre quais duas pontuações
serão validadas.

Os jogadores vão abrindo cartas somando o número que aparece nelas, a estação termina quando esse somatório é igualado ou superado pelas cartas, então acontece a pontuação da estação somando os pontos ganhos nas cartas, as moedas e diminuindo os valores do monstro.

A partida continua então para a estação seguinte, e após o término da quarta a partida é encerrada, somam-se os pontos das quatro estações e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Cartógrafos é fácil um dos melhores "something & write" que eu já joguei, e eu sou bem fã desse estilo de jogo, além disso é muito legal saber que ele é criação de um brasileiro, o Jordy Adan e que o jogo recebeu o merecido tratamento pelas editoras que assinaram com ele, se você curte esse tipo de jogo é "must have".

Ainda como Doodle Realms o jogo já se mostrava
sólido e muito divertido.

http://hamburgueriabeb.com.br/

Nenhum comentário: