quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Jamaica


Uma competição entre piratas em comemoração aos 30 anos da nomeação de um deles, o astuto Henry Morgan, como governador é a premissa de um dos jogos de corrida mais divertidos já lançado e que chega ao Brasil pelas mãos da Galápagos Jogos, conheçam Jamaica.

Antes de falar do jogo eu queria só salientar que esse é um dos projetos gráficos mais lindos que eu já vi em jogos de tabuleiro, hoje até tem produtos que chegam ao seu patamar, mas quando ele foi lançado lá fora em 2007, não tinha concorrência em matéria de design e ainda hoje salta aos olhos.

No jogo, como já disse, somos piratas numa corrida ao redor da Jamaica, só que uma corrida entre piratas nunca é uma coisa muito simples, então a cada movimento você vai precisar ficar esperto para pagar custos, sejam em moedas ou em comida, e também tomar cuidado com os seus adversários que estarão sempre por perto para atacá-lo e levar a sua carga.

 Os dados definem os valores para as ações do Dia/Noite.

Inicialmente cada jogador recebe um navio da sua cor, que é colocado na linha de partida do jogo, além disso recebemos um pequeno tabuleiro que representa os nossos espaços de carga e um baralho com 11 cartas.

O jogo funciona em rodadas divididas em turno do Dia e da Noite, o jogador inicial é sorteado e esse rola dois dados que são os valores utilizados nas ações para cada um dos turnos, então os jogadores sorteiam três das suas cartas, e escolhem uma dela para usar naquele turno.

As cartas também são divididas em ações de Dia e de Noite, a ações são relacionadas com a movimentação pra frente ou para trás e aquisição de recursos (moedas, canhões e comida), à partir então do Capitão da rodada, os jogadores vão se alternando nas ações das suas cartas.

 As cartas, além de reger as ações da rodada,
ainda tem uma arte fora de série e que forma um
painel se colocadas lado-a-lado.

Nas ações de movimentação, praticamente todos os espaços do mapa tem alguma função, nos espaços livres, ficam os covis dos piratas que vão garantir tesouros aos jogadores que ali pararem (caso ainda hajam fichas de tesouro), nos outros espaços você sempre terá que pagar comida ou moeda, e caso não tenha, vai ter que voltar casas na corrida.

Além disso os jogadores ainda tem que lidar com outros piratas, que ao pararem na mesma casa que você, ocasionam uma sangrenta batalha que vai ser resolvida no rolar dos dados e na quantidade de canhões que cada um tiver no seu navio, e o vencedor do embate tem a vantagem de escolher uma carta de tesouro, pegar o conteúdo de um compartimento do navio derrotado ou até mesmo dar de "presente" um tesouro amaldiçoado para o adversário.

 Ao parar na mesma casa que um adversário,
a pancadaria estanca!

O jogo continua alternando rodadas até que o primeiro jogador cruze a linha de chegada em Port Royal, terminando assim a rodada e assim todos os jogadores somam seus pontos ganhos na posição do seu navio no mapa e em tesouros e moedas, o jogador com maior somatório é o vencedor.

Jamaica é um jogo para todos, ele tem os elementos que a galera mais casual mais curte, que são as pernadas nos amiguinhos, a competição com conflito, além disso o jogo é bem inteligente, a mecânica de Dia/Noite com você precisando se ligar nos valores que saíram nos dados para otimizá-las é muito inteligente e dá um toque de estratégia bom ao jogo.

Se você ainda não conhece, corre no evento mais perto da sua casa para tentar uma partidinha dele, com certeza vai se surpreender com um jogo muito gostoso e divertido.

https://www.clubebg.com.br/

Nenhum comentário: