segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Mansão Convida - 7ª Edição


Esse sábado foi dia de matar a saudade de um evento que eu gosto muito, o Mansão Convida, voltado aos protótipos foi um dos pioneiros em eventos voltados exclusivamente à apresentar ao público novos jogos e novos autores.

Tirando as edições que acontecem dentro do Diversão Offline, não tenho ido muito, acho que a última vez que apareci em alguma foi no início do ano passado, então tava na hora de dar as caras para ver o que tava rolando de novo.

Já é a segunda vez que o Mansão Convida acontece dentro da Game of Boards, que tem um espaço excelente, mas ficou complicado mensurar quem estava lá para o Mansão, ou para o campeonato de Projeto Gaia, ou para o aniversário ou simplesmente porque está lá sempre, e isso é ruim, nas outras edições exclusivas o foco realmente são os jogos, e dá para se ter uma noção melhor do interesse.

Quantos aos jogos, eram 11 jogos sendo apresentados, tínhamos de tudo um pouco, desde jogos pesadões, até jogos bem família, e como nesse sábado eu estava com meu filhote e companheiro de mesa, foquei nos jogos mais leves e rapidinhos e vou dar um panorama deles.

 FAST & FOOD
Rio PUC Games

Nesse jogo estamos numa competição entre food trucks, e temos desafios a serem vencidos para ver que é o melhor chapeiro das redondezas, e o grande barato aqui é que você precisa realmente usar a sua espátula para fazer o melhor hambúrguer.

São quatro (ou cinco) modos de jogo, mas basicamente você tem a sua espátula, e precisa ir com ela colocando os ingredientes solicitados no hambúrguer, as vezes de forma rápida, outra com cuidado e até mesmo cooperando para que um chapeiro desastrado dê os pontos para os outros.

Fast & Food é divertidíssimo, o pessoal da Rio PUC Games mandou super bem no jogo e apesar dele precisar de uma produção final muito boa para ter um produto ideal, a editora que pegar esse jogo está com um produto e tanto nas mãos.

 PAPER DUNGEONS
Leandro Pires

Esse eu já conhecia de outros "carnavais", tenho jogado as versões preliminares dele desde que ainda era uma versão "roll and write" do Rock'n'Roll Manager e agora muito perto da sua versão final dá para perceber o quanto o jogo evoluiu tanto em mecânicas quanto em jogabilidade.

Nesse jogo cada jogador comanda um grupo de aspirantes a heróis que precisam enfrentas uma masmorra cheia de perigos e tesouros, e para isso temos uma mecânica de "roll and write".

Rolamos seis dados a cada uma das nove rodadas do jogo, todos os jogadores usam a mesma rolagem, e com ela nós evoluímos o nosso grupo, enfrentamos perigos, compramos itens até o momento de lutarmos com os chefões.

 MOUSE MAZE
Rodrigo Rego e Leandro Pires

Mais um jogo de "rabiscar" do evento, nesse aqui somos cientistas de laboratório construindo um labirinto para os nossos ratinhos, o lance aqui é fazer com que eles façam o maior circuito possível, de preferência passando pelas rodinhas e evitando as ratoeiras.

Aqui a mecânica tem semelhanças com o Avenue, você abre uma cartinha, e todos precisam desenhar as paredes indicadas, mas aqui o jogo vai rolar até que todas as cartas acabem, então passamos o labirinto para o jogador a esquerda, que vai usar o menor percurso (e possivelmente o mais perigoso), para chegar com o ratinho até a saída.

Achei o jogo uma delícia, muito divertido, com boa dose de decisões e com um tema diferente do que temos visto por aí (e com uma produção super simples para as editoras que se interessarem).

 ALPHA CHARLIE TANGO
Sabrina do Valle e Jorge Luís Rocha

Terminando meu passeio lúdico de sábado, joguei o card-game de dedução dos amigos Joca e Sabrina, e mais uma vez eles não me decepcionaram no seus jogos.

Nesse cada jogador recebe um código de quatro cartas, e os outros jogadores precisam tentar ser o último na mesa a ser descoberto, para isso na sua vez você escolhe três (de cinco) cartas para saber se os outros jogadores tem no seu código, caso tenham eles indicam quais tem, mas sem abrir a carta.

Conforme você vai tentando guardar as combinações, pode acusar determinada carta, se for a acusação correta, aquela carta é aberta, caso esteja errada, você é obrigado a abrir uma das suas e o jogador que for o último a ter todas as cartas descobertas é o vencedor.

Fiquei muito abaixo do aproveitamento de outras edições que eu fui, mas deu pra ver que o pessoal ainda está criando muito e que mesmo com a concorrência das outras atrações da Game of Boards, as mesas ainda tiveram público, que curte dar uma moral para os autores.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: