sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Hadara


Hadara é um jogo de civilização que se passa durante três Eras, onde os jogadores compram cartas para aumentar sua cultura, poder militar, recebimento de dinheiro e comida, além de cartas bônus que darão pontos de outras formas.

Inicialmente cada jogador recebe um tabuleiro com as quatro trilhas e algum dinheiro, o setup inicial é sorteado por cartas que dizem onde cada trilha começa, além da ordem do turno, então são criadas cinco pilhas de cartas, e o jogador inicial diz qual ele vai começar comprando.

Ao marcar a pilha de onde ele vai pegar suas cartas, existe um rondel que diz onde os outros jogadores pegarão suas cartas, então todos simultaneamente pegam duas cartas e tem duas possibilidades, ou compram uma para colocá-la no seu tabuleiro pessoal ou descartam uma para conseguir uma quantidade de moedas, a segunda carta sempre volta para o tabuleiro principal formando uma nova pilha.

 No tabuleiro central as cartas à serem compradas,
e o rondel que define quem compra.

Na carta você geralmente tem valores para aumentar na trilha correspondente a determinada cor, além disso, cada carta que você tiver te dá desconto para compras posteriores daquela cor, isso é uma boa pois ao passar das Eras as cartas vão ficando mais caras.

Esse "draft" vai acontecendo até que todas as cartas fechadas tenham sido compradas, aí temos um intervalo onde recebemos moedas, podemos anexar ou pilhar territórios e esculpimos bustos (que podem dar pontos ou aumentar alguma trilha).

Depois acontece um novo "draft" dessa vez com as pilhas de cartas abertas, e diferente da primeira compra, desse vez a compra é feita uma por vez, sempre do topo da pilha, mas podendo ser de qualquer pilha, não precisando seguir o rondel anterior.

 Você vai colocando as cartinhas e vai
aumentando o seu território.

Mais uma vez temos a fase de receber, pilhar/anexar e esculpir, mas chega a hora em que precisamos alimentar o nosso povo, então contamos as cartas que temos e a trilha de comida precisa ter a quantidade suficiente para abastecer todas elas, sob pena de perdermos cartas e por consequência cairmos em alguma trilha.

Para fechar a Era ainda podemos comprar selos de ouro ou prata, que renderão preciosos pontos no fim do jogo.

O jogo procede dessa forma por mais duas Eras, no final temos a pontuação feita pelos territórios, somados aos bustos esculpidos, medalhas e cartas, o jogador com a maior pontuação é o grande vencedor.

Hadara tem um "feeling" parecido com o 7 Wonders, mas são nos diferenciais que o jogo se destaca, sendo uma agradável surpresa e entrando naquela linha de jogos rápidos, inteligentes e gostosos de jogar.

Cada cartinha vai te dando desconto para
futuras compras daquela cor.

https://www.gorilla3d.com.br/

Nenhum comentário: