quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

7 Wonders : Arquitetos


Terceiro jogo base da franquia 7 Wonders, essa versão do jogo segue a mesma linha dos jogos anteriores onde os jogadores compram cartas para realizarem suas ações, mas aqui temos como objetivo a construção das maravilhas e algumas diferenças de regras que tornam o Arquitetos único.

A caixa do jogo já traz o setup praticamente arrumadinho para os jogadores, são 7 caixinhas com as partes das maravilhas além de um deck para cada caixinha, ainda temos uma oitava caixinha com um deck comum aos jogadores e outros marcadores.

Cada jogador escolhe (ou sorteia) então umas das caixinhas e coloca as 5 partes da sua maravilha viradas para o lado em construção à sua frente e entre o deck dessa caixinha é colocado entre você e o jogador a sua esquerda com a face virada para cima.

Essa versão vem com o setup simplificado para o jogo. Foto BGG.

No meio da mesa colocamos o deck comum aos jogadores com a face virada para baixo, os marcadores de conflito, as fichas de progresso e o gato que é um marcador que vai ficar rodando entre os jogadores durante a partida.

Começamos então a partida e o jogador na sua vez escolhe se compra uma carta de um dos decks da esquerda ou da direita (com a face para cima) ou do deck central (virado para baixo) e coloca a carta à sua frente.

Em Arquitetos temos os mesmos 5 tipos de cartas que já estamos acostumados : as cartas cinza de recursos, as cartas amarelas de moeda, as azuis de pontos de vitória, as verdes de progresso e as vermelhas que são as militares.

Você vai comprando cartas para conseguir montar sua maravilha. Foto BGG.

Mas aqui elas funcionam de forma diferente, os recursos serão realmente gastos, cada fase da maravilha vai pedir uma quantidade de recursos iguais ou diferentes e quando você atinge a quantidade solicitada gasta aquelas cartas e vira uma das partes da maravilha para o lado construído.

As cartas azuis além dos pontos dão direito ao gato, que é usado para olhar a carta do topo do deck fechado, as cartas verdes também são usadas para comprar fichas de progresso e são gastas da mesma forma que as de recurso.

As cartas vermelhas além dos escudos também tem desenhadas trombetas, que vão virando as fichas de paz para o lado do conflito, quando todas as fichas estiverem mostrando o lado de conflito os escudos são comparados com os vizinhos e que ganha as batalhas leva fichas de ponto, cartas que tem o símbolo de trombeta são gastas também.

Os conflitos são resolvidos quando todas as fichas viram trombetas. Foto BGG.

Como disse lá em cima, o Arquitetos não tem passagem das Eras, o jogo termina assim que o primeiro jogador termina a sua maravilha, então contam-se os pontos e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Eu achei o 7 Wonders : Arquitetos muito gostoso de jogar, ele tem a praticidade do setup mas com muita gente tende a ser o mais demorado dos três, ele também é mais tranquilo de ensinar do que o classicão e como os outros dois tem espaço para expansões, como fã da franquia é bem provável que ele venha para a coleção. 

Produção muito caprichada que os fãs da franquia vão gostar com certeza. Foto BGG.
 

Nenhum comentário: