segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Ticket to Ride Legacy : Lendas do Oeste


Na segunda metade do século XIX as linhas férreas dos Estados Unidos estão em franca expansão, novas companhias estão aparecendo e os jogadores entrarão numa historinha de ganância, traição e onde todos juntos fazem com que os trens cheguem a todo o país, mas isso não acontece de uma vez só, serão 12 partidas e essa é a grande graça do Ticket to Ride : Legacy.

Inicialmente os jogadores tem vão escolher uma das cinco companhias disponíveis, pegar seus trens e sua caixinha que serve para guardar os itens de uma partida para outra, também montamos a primeira parte de um tabuleiro que conforme o jogo avança terá novas peças.

Logo de cara os jogadores já acostumados com o Ticket to Ride percebem novidades como a falta da trilha de pontuação que agora são moedas e a que (até agora) eu achei a mais legal que são as cartas de eventos.


O mapa começa só com um trecho dos Estados Unidos, mas vai crescer!

A primeira partida acontece em 1865, não vou deixar spoiler da historinha mas se você pegar o jogo vale ler todas as informações que aparecem pois eles são importantes no decorrer das partidas, fiquem ligados.

As regras são (a princípio) bem tranquilas e servem de introdução para aqueles que nunca sentaram numa mesa de Ticket to Ride antes, basicamente o jogador faz uma entre três ações possíveis que são comprar cartas de rota, baixar cartas para completar uma rota e comprar novos bilhetes.


A regra básica começa igual, baixamos as cartinhas para fechar rotas.

Uma das novidades é quando os jogadores completam rotas, anteriormente as rotas fechadas dariam pontos pelo seu tamanho, agora não mais, fazer uma rota de um trem ou uma de 4 trens dá no mesmo, mas temos alguns pontinhos se completarmos rotas da cor dos nossos trens e uma coisa legal que são as cidades grandes que ao serem completadas dão cartinhas ao jogador.

No deck das cartas de rotas também são embaralhadas no setup inicial cartas de jornal, quando você saca uma dessas cartas disparam os eventos, esses dão uma graça toda especial às partidas, eles podem tanto beneficiar aos jogadores quando dar uma sacaneada fazendo trechos serem mais caros e outras coisas.

A partida termina na rodada em que um dos jogadores ficar com no máximo 2 trens, então contam-se pontos dos bilhetes completos, trens restantes e moedas ganhas durante a partida, temos um bloquinho com comprovantes de depósito que vão guardar essas informações de cada partida.


Uma das adições mais legais logo na primeira partida, as cartas de evento.

Depois o jogador com a menor pontuação escolhe um dos eventos para remover do jogo então acontece a carta de pausa que vai trazer as novidades de regras e novos itens para a próxima partida, sem dar spoiler vale dizer que logo na primeira caixinha os jogadores terão uma surpresa muito legal e então tudo é guardado na caixinha ou se você for fominha (e geralmente a gente fica na pilha) começa uma nova partida.

Com algumas partidas já dá pra dizer que o Ticket to Ride : Legacy entrega muito, os fãs do jogo vão adorar as adições e como ele escalona legal de uma partida pra outra sempre trazendo alguma novidade, eu comecei a campanha com meu sobrinho que nunca tinha jogado e ele está adorando, então é notável como ele engaja quem está conhecendo agora o jogo e também quem já é fã de muito tempo.


Todo final de partida tem uma novidade.
 

Um comentário:

Sobrenatural de Almeida Jr. disse...

Gostei bastante desse TTR, muita novidade boa... e o jogo vai avançando e ficando mais estratégico. O lance do ultimo jogador sempre escolher seu funcionario e ter um "extra" equilibra muito e dificulta muito algupem disparar.... dividimos o valor do jogo em 5 pessoas e mega experiencia.