"A vida é cheia de emoções, e a principal região do cérebro associada ao processamento dessas emoções é a Amygdala" e essa é a premissa do jogo mas o tema pouco importa na real, o que temos aqui é um bom jogo de controle de área de dois mestres no assunto Wolfgang Kramer e Michael Kiesling.
Nós temos um tabuleiro central com 7 áreas cada uma com uma cor (representando uma emoção), os jogadores tem tabuleiros individuais onde são colocadas as fichas de emoção que servirão como representantes da sua cor lá no tabuleiro principal que conta também com os recursos que serão usados durante a partida.
Na sua vez o jogador escolhe uma entre três ações possíveis para realizar, as ações são pegar uma ou duas fichas de recurso, colocar uma ficha de emoção no tabuleiro central ou colocar uma ficha de reivindicação para conseguir as pontuações ao final do jogo.
Uma grande sacada do jogo fica no tabuleiro individual, lá nos temos as fichas de emoção que vamos precisar levar até o tabuleiro central, você inicialmente coloca seu marcador de nuvem em uma das fichas mais por fora do grupo e depois pode andar para um adjacente de graça ou pagar para ir mais longe, conforme você vai liberando as fichas pode ganhar novos recursos mais fortes, inclusive as fichas de reivindicação.
Mas tem um porém, você tem um "banco de memórias" com apenas 10 espaços e tudo que você recebe durante o jogo precisa ser colocado por ali, então pode acontecer de você precisar descartar alguma coisa pra dar lugar a algo mais importante.
A colocação das suas fichas no tabuleiro central tem referência com o seu marcador de humor, dependendo de onde ele esteja você consegue acessar a área de emoção que você quer tentar te dominância ao final do jogo.
A primeira ficha geralmente você vai colocar dando match entre ela e o símbolo da emoção desejada, mas à partir da segunda ficha você pode tentar algo meio "dominó" usando uma ficha com mais de um símbolo, um deles precisa ser igual ao anterior, mas o segundo levanta a bola para um próximo de símbolo diferente.
Ao ser computada no final da partida o que contam são os símbolos não dependendo serem iguais a área de emoção que está sendo disputada, então é interessante você tentar colocar muitos ícones para tentar uma boa pontuação.
Mas de nada valem muitos ícones se você não conseguir colocar a sua ficha de reivindicação e quem colocar primeiro tem vantagem nos desempates, então essa corridinha também é muito importante em áreas que valem mais pontos ao final da partida.
Quando o primeiro jogador tiver apenas cinco fichas de emoção no seu tabuleiro é disparada os turnos finais da partida, então são computados os pontos das 7 áreas de emoção do tabuleiro principal ganham-se pontos por recursos e quem tiver mais pontos é o mais emotivo (hehehe).
Amygdala tem todos os elementos dos grandes jogos de controle de área, ele visualmente é um pouco confuso no início mas conforme o jogo se desenvolve ele vai ficando cada vez mais bonito (o lado escuro do tabuleiro principalmente) e mais uma vez os mestres acertam em um grande jogo.
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