quinta-feira, 8 de agosto de 2019

TOP 3 : Risca e Rabisca


De uns dois anos para cá a quantidade de jogos de "papel e lápis" (como eles são categorizados no Board Game Geek) aumentou consideravelmente, jogos tradicionais ganharam suas versões com bloquinhos para marcarmos as rolagens de dados, ou aberturas de cartas, mas não pensem vocês que esses jogos são novidade.

O primeiro contato com jogos desse tipo que eu tive foi lá pelos anos 80/90 com o Yam, e desde então sempre que aparece algo desse gênero eu tento jogar, pois geralmente são jogos muito divertidos, rapidinhos e que exigem do jogador um nível de concentração alto para conseguir os melhores resultados.

 O primeiro "roll & write" que eu joguei na vida.

O mais legal dessa categoria, é que você tem jogos puramente matemáticos, como o premiado Qwixx, como jogos com algum tema colado, como é o caso do divertido Welcome to.

Sem mais conversa fiada, eu vou elencar aqui os meus três preferidos, como sempre deve gerar alguma discussão, o que é bom, pois através dos comentários dos leitores acabo descobrindo algum jogo que eu ainda não tinha conhecido.

No terceiro lugar uma "roubadinha", pois entram os dois irmãos Clever, o That's Pretty Clever e o Twice as Clever, pois para mim é impossível escolher apenas um dos dois.

Com o primeiro sendo lançado em 2018 e o segundo agora em 2019, ambos tem premissas muito parecidas, mas as suas formas de pontuação são totalmente diferentes, além disso, ambos tem uma pegada de "reação em cadeia" quando você marca determinado espaço do bloquinho que faz com que a cada partida você tente superar sua pontuação e fazendo essa "engine" funcionar melhor.

O Catógrafos é um jogo que eu conheci ainda como protótipo e foi paixão instantânea, criado pelo brasileiro Jordy Adan ele não tem rolagem de dados, o lance aqui é abrimos cartas para desenharmos os padrões apresentados.

Diferente da grande maioria dos jogos de "rabiscar", o Cartógrafos tem alguma interação entre os jogadores com as cartinhas dos monstros, que fazem com que seu adversário desenhe no seu terreno, as vezes dando uma prejudicada bem boa nos seus planos.

Mas apesar de todas as novidades, o meu preferido ainda é o Saint Malo de 2012, lançado pela Alea, ele é a caixa nº7 das caixas médias, e tem como autores o casal Inka e Markus Brand.

Nele temos uma cidade fortificada, e com as nossas rolagens vamos construindo prédios, canhões e provisões para quando os piratas atacarem estarmos bem preparados para rechaçar o inimigo, e ainda conseguir uns pontinhos extra.

Ainda é o meu preferido, mas com tantos
lançamentos, daqui a pouco surge um novo.

Além do jogo ter uma pegada temática legal, a produção ficou super bacana, com todos esses pontos positivos, ele ainda é o jogo de "rabiscar" que eu mais gosto.

A lista é essa, mas como eu disse lá no início a quantidade de jogos que tem saído é extensa, e inclusive se procurarem bem pelo Board Game Geek encontram alguns inclusive "print and play", então se você também é fã desse tipo de jogo, pegue sua caneta e bora jogar.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: