segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Concordia


Em Concordia, os jogadores são dinastias que expandem pelo Mediterrâneo atrás de novos pontos de comércio e prestígio, e para isso o jogo usa cartas que serão usadas para realizar ações e dar pontos de vitória no final do jogo.

No jogo temos um grande mapa com a região do Império Romano (ou da Itália numa versão para menos jogadores), cada jogador recebe sete cartas iniciais, um tabuleiro pessoal que serve como estoque, além disso são distribuídas peças pelo tabuleiro que dizem o bem recebido nas cidades e cada jogador começa com um trabalhador e um barco saindo de Roma.

Como temos aqui uma forma de deck-building, temos também no tabuleiro principal um espaço destinado as cartas que geralmente são versões melhoras das sete básicas que os jogadores recebem no início do jogo.

 Você vai se espalhando pelo mapa para conseguir bens
para então comprar novas cartas.

Na sua rodada o jogador da vez baixa uma carta da sua mão e executa a ação dela, nessas ações temos várias possibilidades como expandir, produzir, fazer comércio e comprar novas cartas para a mão.

O lance aqui é que você vai gastando as cartas, mas a qualquer momento pode gastar a carta do Tribuno para pegá-las de volta e ainda ganhar uns pontinhos no processo. Essa carta ainda te dá a possibilidade de colocar novos trabalhadores no jogo.

 As cartas são a alma do jogo, são elas que ditam as ações
e são elas que vão dizer como você vai pontuar.

A grande sacada do jogo é que cada tipo de carta obedece a um dos seis deuses, e cada um desses deuses pontua de uma forma diferente, então ao comprar cartas novas você meio que pensa em um caminho e tenta maximizar seus pontos daquele jeito.

Quando todas as cartas do tabuleiro forem compradas, ou quando um dos jogadores construir sua última casinha no tabuleiro o jogo acaba e todos vão pontuar o seu baralho de cartas, quem tiver a maior pontuação ganha.

Concordia é um jogo que numa primeira olhada parece complicado, mas conforme o jogo se desenvolve ele se torna bastante interessante, como ponto negativo apenas o fato de com mesa cheia ele ficar mais arrastado do que deveria, mas acredito que com 3 ou no máximo 4 jogadores ele seja a configuração ideal de jogo.

O jogo é bacana e muito bonito visualmente.

https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: