sexta-feira, 5 de abril de 2019

Lembra desse? YAM / Yahtzee


Vocês podem não ter notado, mas os mais observadores deve ter percebido que eu volta e meia falo de algum jogo de "rolagem e anotação", isso é porquê eu tenho um carinho enorme por esse tipo de jogo desde que eu conheci, lá nos anos 80 o YAM.

Lançado em 1956 lá fora como Yahtzee, ele foi um dos primeiros jogos à serem lançados pela Grow no início dos anos 70, e pela sua simplicidade e por que não dizer, abuso de rolagens de dados, acabou caindo nas graças do público, e ainda hoje tem grandes vendas nas lojas lá de fora.

No jogo temos cinco dados a serem rolados, você rola eles e pode ir separando os que deseja guardar e ainda terá duas re-rolagens para com o resultado final, marcar na sua tabelinha.

O meu tá castigado, mas volta e meia ainda vê mesa.

A nossa tabela é composta por quatro colunas, em cada uma delas temos uma série de campos à serem preenchidos por combinações dos dados, além disso eles tem quatro formas de serem preenchidas, sendo em ordem decrescente, crescente, diversos ou no "seco", ou seja, com o valor da primeira rolagem sem que se mexam neles.

Os valores a serem marcados de 1 a 6 tem um mínimo, mas teoricamente são tranquilos, os campos mais difíceis são os que você precisa de combinações, como uma quadra, ou um full-house, sequências e o famigerado YAM, que são os cinco dados com o mesmo valor.

 A versão lá de fora, ainda é vendida e tem inclusive
várias versões temáticas.

As rodadas vão rolando, a cada vez que você não conseguir encaixar uma combinação de dados, você precisa riscar um dos campos da sua tabelinha, e quando não tiverem mais campos a serem preenchidos o jogo acaba, contam-se os pontos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

YAM é um jogo que já está datado, ele leva muito tempo, tem interação nula, mas o "core" dele serviu de base para jogos que são sucesso hoje em dia, como o King of Tokyo/New York e ele pode ser considerado o avô dos "roll and write".

Mas ainda assim, ainda tenho uma caixinha com ele, com todo o seu bloquinho gasto, e novas tabelinhas impressas, para que se um dia bater o saudosismo, a gente role os dados atrás daquele maldito YAM de 6 no seco.

O lance é torcer por aquelas combinações
e deixar os deuses da sorte agirem.
 
https://www.nerdoffline.com.br/

Nenhum comentário: