segunda-feira, 14 de março de 2022

Invasores de Cítia


Em Invasores de Cítia os jogadores comandarão hordas que farão ataques em assentamentos Cimérios, Assírios, Persas e Gregos para acumular fortuna, cumprirem missões e assim se tornarem o grupo mais temido vindos de além do Mar Negro.

O tabuleiro principal irá mostrar a vila de Cítia além dos assentamentos da Ciméria, Assíria, Pérsia e Grécia onde serão colocadas fichas de missões, recursos e trabalhadores que serão conseguidos durante a partida.

Temos também dois baralhos, o primeiro com hordas que serão contratadas e o segundo formado por águias treinadas e cavalos de guerra, tudo isso para aumentar o seu poder de ataque e assim garantir maiores recompensas na hora da invasão, além disso inicialmente cada jogador vai receber um herói e o primeiro membro da sua hora e assim podemos começar a partida.

Você precisa aumentar sua horda para conseguir êxito nas invasões.

Em cada rodada do jogo você pode escolher uma entre duas ações possíveis, a primeira é a de Trabalhar que tem um sistema muito interessante de (des)alocação de trabalhadores.

Na vila de Cítia existem oito espaços com ações para serem realizadas com nossos trabalhadores, ao escolher a opção de Trabalhar você vai pegar o trabalhador da sua mão, colocar em um dos espaços desejados e realizar aquela ação, logo depois então você escolhe um outro espaço que tenha já um trabalhador alocado para pegá-lo para você e ao sair do espaço também resolve aquela ação.

Dessa forma na sua rodada você terá sempre duas ações realizadas, uma no momento da colocação do meeple e a outra assim que outros meeple sair do espaço e voltar para sua mão, mas o jogo chama Invasores de Cítia e não Trabalhadores de Cítia não é mesmo?

No tabuleiro principal os assentamentos e a vila de Cítia.

A outra ação possível do seu turno é a de Invasão, aqui você tem os assentamentos sempre com dois espaços para serem invadidos, ao escolher essa ação você precisa ter os pré-requisitos de cada assentamento, geralmente baseado em recursos e quantidade de personagens na sua horda.

Uma vez que você cumpra esses requisitos você deve pagar os recursos pedidos e então rolar uma quantidade de dados pedida no assentamento e também pela quantidade de ouro que ele oferece.

Depois de rolado os dados você soma suas forças e vê quantos danos precisará distribuir na sua horda e claro recolhe os prêmios da invasão bem sucedida.

Enquanto na vila de Cítia conseguimos nos equipar, nos assentamentos vamos em busca de fama e fortuna.

Outra coisa legal são as fichas de missão, inicialmente existem duas abertas na vila de Cítia, mas em cada assentamento outras passam a ficar disponíveis para serem cumpridas sempre que alguém realiza uma invasão, saber equilibrar bem a quantidade de invasões e realização de missões é determinante para a vitória no jogo.

A partida termina assim que dois assentamentos não foram ainda invadidos ou se apenas duas missões (abertas ou fechadas) restarem no tabuleiro, então cada jogador tem mais uma rodada e contam-se pontos e o jogador com o maior somatório é o vencedor.

Invasores de Cítia é uma nova versão do Invasores do Mar do Norte, um dos maiores sucessos do Shem Phillips e que ganha uma lapidada muito boa fazendo com que o jogo que já era bacana se torne ainda melhor (apesar de eu ainda preferir a arte do Mar do Norte).

Na hora da invasão mesmo bem preparado você pode sofrer baixas na sua horda.
 

Um comentário:

mundo lúdico disse...

Excelente resumo Cacá! Um ótimo jogo mesmo. Ainda não o comprei, mas entrará em algum momento na minha coleção.