sexta-feira, 18 de março de 2022

Watergate


Em junho de 1972 o Complexo Watergate foi invadido e a culpa recai sobre o Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, aqui nesse jogo partidários do presidente e jornalistas se enfrentam para trazer a verdade à tona... ou enterrá-la de vez!

Watergate é um jogo para 2 jogadores onde cada um vai defender um lado dessa história, um ficará responsável pelo lado do Nixon usando conspiradores para tentar tirar as acusações de cima do presidente já o outro jogador será a imprensa usando jornalistas em busca de evidências que tragam os fatos à público.

Um tabuleiro central é posicionado no centro da mesa onde serão colocadas evidências e fotos dos principais personagens dessa história, cada jogador recebe então um deck diferente entre si composto de 20 cartas, além disso no tabuleiro central temos um "cabo de guerra" com os marcadores de iniciativa e momento que são cruciais durante a partida.

Você usa as cartas para andar os marcadores ou para realizar as ações.

Tudo organizado os jogadores compram sua mão inicial de cartas e alternadamente vão jogá-las até que não tenham mais cartas e uma nova rodada comece.

As cartas podem ser usadas de duas formas distintas, usando seu valor ou a ação descrita nelas.

Ao usar o valor mostrado na carta o jogador vai mover os marcadores de iniciativa ou momento na sua direção para que o "cabo de guerra" penda para o seu lado.

Já as ações são bem interessantes podendo trazer evidências, colocando fotos de possíveis informantes no tabuleiro central, fazendo movimentações nos marcadores. Só que os jogadores precisam ficar muito atentos a essas ações, pois apesar de serem fortes as melhores cartas são de uso único, diminuindo assim o leque de possibilidades durante a partida.

Um "cabo de guerra" é travado para trazer conseguir marcadores e evidências.

Uma vez que as cartas de cada jogador acabe vamos ver para onde estão os marcadores, quem tiver do seu lado a iniciativa fica com ela para a próxima rodada, no caso do marcador de momento ele vai para uma carta, pelos jornalistas acabam disparando boas ações já para o Nixon é uma das condições de vitória.

Além dos marcadores temos as fichas de evidências em três cores, caso o estejam do lado do presidente Nixon elas entram fechadas no tabuleiro dificultando o caminho que leva até ele já no lado dos jornalistas você vai criando esse caminho dos informantes até Nixon para poder vencer a partida.

Conforme o jogo avança evidências vão ligar ou atrapalhar as investigações à Nixon.

O jogo termina exatamente quando uma das condições é alcançada, para os jornalistas quando conseguimos ligar dois informantes à Nixon e no caso do presidente ele vence ao colocar o quinto marcador de momento em sua ficha ou se não houverem mais fichas a serem repostas para uma nova rodada.

Watergate é um jogo tenso onde o movimento do adversário precisa ter sempre uma resposta a altura e conforme o jogo avança com o fim se aproximando qualquer descuido pode fazer com que o jogo vire para o seu adversário.

Totalmente bem amarrado ao tema saber mais da história dos acontecimentos de Watergate vai tornar o jogo ainda mais legal, por isso fizemos uma postagem conjunta com o Jogada Histórica para deixar a brincadeira ainda melhor e fazer com que as partidas fiquem ainda mais imersivas.

No final ou Nixon é desmascarado (e renuncia) ou ele consegue terminar seu mandato.
 

Um comentário:

mundo lúdico disse...

Estou super curioso para conhecer o Watergate...e depois dessa sua postagem, vou ter que pegar esse jogo...kkk.