sexta-feira, 4 de março de 2022

Luxor : A Maldição da Múmia (expansão)


Luxor é um dos meus jogos leves preferidos, quando apareceram as "queenies" (pequenas adições ao jogo base) arrumei um jeitinho de tê-las, então quando a Vem Pra Mesa anunciou a expansão eu fiquei bem animado e a caixa da Maldição da Múmia atendeu minhas expectativas.

Essa expansão traz quatro módulos novos para o jogo além de introduzir o quinto jogador que vem com todas as pecinhas necessárias e algumas novas cartas de Hórus para adicionar as do jogo base para não faltar durante a partida.

O módulo mais divertido é o da múmia, ela começa lá na tumba e vai se movendo em direção aos jogadores toda vez que alguém comprar ou jogar uma carta de Hórus e se por acaso ela parar em algum espaço que tenha um ou mais jogadores eles entram em sono profundo e o jogador ativo recebe talismãs para cada meeple afetado.

A múmia que levanta do seu sono eterno pra atazanar os aventureiros.

Esses talismãs são usados para ativar as peças de múmia que trazem poderes interessantes para serem usados durante a partida, como ter um novo turno ou alterar a ordem das cartas na sua mão.

Mas os jogadores em coma não precisam se desesperar, com uma rolagem de dados podem acordá-los mas vão depender da sorte para ver se perdem um turno inteiro para isso ou não.

O segundo módulo que eu mais gostei são os poderes assimétricos para cada jogador.

Você pode pagar talismãs para usar poderes dos tiles da múmia.

Na caixa temos 8 fichas de personagem cada um com um poder diferente que são sorteado no início da partida e afetam o jogador durante todo o jogo.

Outro módulo legal traz um deck de 7 cartas de equipamentos iguais para cada jogador, com elas você inicialmente sorteia 5 e essa é a sua mão inicial não mais usando as cartas do jogo base para começar a partida.

E diferente do deck base essas 7 cartas tem ações diferentes das anteriores, podendo inclusive fazer com que seu jogador não ande no turno mas ative o tile onde ele se encontra.

Poderes assimétricos para os jogadores, uma boa adição ao jogo.

Por último temos o módulo com novos tiles de artefato que são embaralhados com os do jogo base e colocam mais possibilidades de pontos nos primeiros espaços do jogo, além de darem pontos à mais para cada set completo ao final da partida.

A Maldição da Múmia é uma expansão muito bacana, você pode usar cada módulo separadamente ou fazer aquela bagunça e colocar todas na mesa ao mesmo tempo e como o Luxor é um jogo de corridinha, o que afeta mesmo a duração do jogo são os jogadores, então mesmo com todas sendo usadas você não vê muita diferença de tempo entre a partida com ou sem elas.

Um deck inicial para cada jogador dar uma diferenciada nos primeiros turnos.
 

Nenhum comentário: