terça-feira, 2 de setembro de 2008

Battlelore x Memoir '44

Nesse último Castelo tive a oportunidade de, entre outras coisas, jogar o Battlelore e agora posso fazer um comparativo ele e o Memoir '44. Com isso espero ajudar a quem está em dúvida em qual dos dois comprar, ou até mesmo se deve ter os dois na coleção.



COMPONENTES:

Ambos tem um cuidado digno de nota. As minis do Memoir são super detalhadas e representam bem as nações envolvidas na 2ª Guerra e todo seu aparato bélico (não são canhões e soldadinhos genéricos).

No caso do Battlelore o que diferencia um lado do outro são as bandeirinhas, as minis apesar de serem maneiríssimas e representarem bem os setores (arqueiros, espadas e cavaleiros) são genéricos.

Pra mim ponto pro MEMOIR.


As peças do Memoir e Battlelore em destaque.

MECÂNICA:

Os dois usam o sistema commands & colors, pra quem não conhece, o tabuleiro é setorizado e as unidades são "nomeadas" então você para mover as unidades usa as cartas de setor e na hora do combate acerta as unidades quando a face representando ela aparece.

A diferença entre os dois é a inclusão das magias no Battlelore. As magias são cartas e em cada cenário é indicado até que nível você pode usar, no dado tem uma face onde você ganha "manas" que servem para usar essas cartas.

Tem algumas bem poderosas, mas o deck é limitado, então ele acaba rápido e acaba dando a oportunidade de ambos jogadores pegarem as cartas boas pelo menos uma vez.

Outro diferencial são os níveis das unidades, enquanto no Memoir você tem infantaria, artilharia e tanques num nível igual de rolagem de dados e movimento (excetuando alguns cenários, mas isso é excessão a regra), no Battlelore as unidades tem diferenças sempre, tipo, um arqueiro pode ser verde (básico), azul (médio) e vermelho (sinistro) e isso influencia tanto na movimentação quanto nos dados.


Memoir e Battlelore em formação de ataque.

Usando esse diferencial os dados tem nas faces as cores, então a Days of Wonder fica livre para incluir um número ilimitado de unidades, já no Memoir pelas faces terem o desenho das unidades eles ficam presos a elas (agora que entraram os aviões e logo vão entrar os caminhões de transporte eles vão ter que se virar usando as faces de "miss" e "granada" para causar hit).

Nesse quesito, ponto pro BATTLELORE.

CENÁRIOS:

A criação de cenários pro Battlelore é muito mais livre do que pro Memoir, pois não tem a responsabilidade de se apegar a fatos históricos. Em contra-partida os cenários do Memoir por serem mais "fieis", são bem mais interessantes e desafiadores, incluisive por terem um "desequilíbrio" inerente as grandes batalhas da 2ª guerra.

Nesse ponto por só ter jogado um cenário do Battlelore acho até injusto escolher entre os dois, mas sou muito mais propenso a dar um ponto pro MEMOIR.

EXPANSÕES:

A Days of Wonder trata com muito carinho as duas "marcas" e agora que eles vão passar o Battlelore pra Fanstasy Flight acho que vamos ter expansões interessantíssimas pra ele.

Já o Memoir já tem tido expansões bacanas a muito tempo, com diferenciais de regras, e inclusões de peças de terreno, novas unidades e novas nações. E já estão para sair duas expansões que vão dar uma agitada nos sistemas "overlord" (que são dois tabuleiros juntos e pondendo juntar até 8 jogadores) e mais uma nação, os britânicos.

Nesse quesito, EMPATE.


As expansões Eastern Front (Memoir) e Epic Battle (Battlelore).

Enfim, respondendo a questão se você deve ou não ter os dois? Eu darei um sonoro SIM. Acho que os dois tem sua hora pra jogar e ambos tem sua graça em colecionar (afinal já vamos completar 7 expansões do Memoir e já temos umas 5 ou 6 pro Battlelore).

Já se você está interessado em ter apenas um dos dois, vai ficar realmente ao seu critério, pois ambos são muito bacanas e exceto as poucas variações citadas acimas, são muito parecidos enquanto mecânica. Então é só escolher seu tema preferido e cair dentro, pois com certeza eles são diversão garantida.

2 comentários:

Fabio disse...

show esse post... agora além das expansoes do Memoir vou ter q comprar o Battlelore... assim eu quebro caca... valeu...

Cacá disse...

Pois é Formiga, até eu que achava que só ia gastar dinheiro com o Memoir já estou inclinado a comprar minha primeira caixa do Battlelore... heehehhehee...

Abraços.