quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Essen 2013 chegando... Onde aplicar seu dinheirinho?

Como a maioria dos board-gamers já sabe, outubro é aquele mês onde as nossas economias todas ficam comprometidas pelo restante do ano por conta dos lançamentos da feira de Essen.

Esse ano não vai ser diferente, uma rápida passada de olho na lista de novidades já temos pérolas de autores consagrados, muita coisa independente (graças ao "boom" do KickStarter) e apostas que mais tarde acabam virando as grandes surpresas da feira.

Eu todo ano faço uma listinha do que eu gostaria de pelo menos jogar (e mais tarde comprar para coleção) e como a lista esse ano tá grande, vou colocar 5 destaques :

Caverna : The Cave Masters — Pra mim esse ano esse é o título mais aguardado, com uma cara de "novo Agricola", esse vai para a lista de desejos logo de cara. Jogo de agricultura, do Uwe Rosenberg, com vários animeeples e com as regras já disponíveis, até onde eu ví muito promissor.


Dungeon Petz : Dark Alleys — Expansão do ótimo Dungeon Petz, promete trazer ao jogo novas áreas de compra, novas criaturas, novas regras e obviamente a arte e o humor já padrão na série de jogos "dungeon" do Vlaada.


Coal Baron — Jogo de pick-and-delivery e work-placement da dupla Wolfgang Kramer e Michael Kiesling. Uma rápida olhada nas regras e ele parece ser um euro bem bacana de uma dupla que faz bons jogos quase sempre.

Amerigo — Parece ser o único Feld da feira esse ano, mas em compensação ele traz a torre de cubos patenteada pela Queen Games num jogo de exploração. Esse chegou a sair via KickStarter, mas vai ser vendido na feira (e é por aí que eu devo pegar minha cópia).

  
Madeira — Esse eu cheguei a ver ainda na fase de play-teste, e embora ainda não tenha jogado a versão final, até onde eu joguei tenho como um euro bem promissor e como os autores são pessoas muito gente boa, torço para que o sucesso seja enorme.


De resto tem mais Uwe (o Glass Road), mais Kramer (o Nauticus), mais Vlaada (o Tash-Kalar), um pouco de Matagot (o Origin), um pouco de Bauza (o Rampage) e até um lançamento "brazuca" com o The Capitals do Thiago Boaventura.

3 comentários:

Thiago Campos disse...

Boa lista, uma pergunta. Estou querendo ri a Essen no ano que vem, que mal lhe pergunte em média fica quanto o custo da viagem como um todo?

Cacá disse...

Cara, acho que dá para fazer esse passeio com 5 ou 6k (de Dilmas)... Eu tô muito na pilha de ir, mas ainda não vai ser dessa vez... :D

Heavy Games Brasília disse...

Um colega de Brasília está organizando um pacote pro ano que vem por uns preços bacanas e falou que pode incluir pessoas do Rio tb - mandem e-mail pra ele - orgutal@gmail.com