quinta-feira, 22 de maio de 2014

Resenha : Agricola - All Creatures Big and Small



Como falei ontem, um dos jogos que eu conheci na joga 2p foi o Agricola : All Creatures Big and Small do Uwe Rosenberg.

O jogo é uma versão simplificada (mas longe de ser simples) do Agricola "grandão" e ela foi projetada para ser uma opção para 2 jogadores, mas sem ter que fazer o setup gigante do seu irmãozão.

Tabuleiro central com as ações possíveis.

Quanto as regras, o esquema é bem parecido, temos um tabuleiro central onde alocamos nossos trabalhadores (3 e sempre 3 durante todo o jogo), e de lá fazemos as ações durante as 8 rodadas do jogo.

O objetivo desse Agricola é ter muitos bichos, pois cada animal dá pelo menos um ponto, e depois de uma certa quantidade começam a dar 2 pontos, então é realmente uma corrida para ter espaço e fazer com que nenhuma fase de procriação seja desperdiçada (tem uma fase desses a cada final de turno).

Os prédios também dão pontos, mas servem mais como suporte para alocação dos animais, assim como os comedouros que dobram o espaço para guardar seus bichos.

A fazenda perto do final, com animais até na sala de estar.

Gostei bastante de como o jogo flui rápido (principalmente para quem conhece as mecânicas), tanto que em 40 minutos no máximo a partida já tinha terminado com um placar bem apertado entre os dois jogadores.

Recomendo essa versão para 2 do Agricola e se você ficou curioso e quer saber mais sobre ele, é só alugar com o pessoal da Board Game em Casa (foi o que eu fiz).

Nenhum comentário: