sexta-feira, 23 de maio de 2014

Resenha : Bullfrogs


Um dos grandes sucessos de financiamento coletivo desse ano, foi o Bullfrogs, trazido pela FunBox Jogos. Eles conseguiram arrecadar quase 35 mil reais e atingiram todas as metas de bônus para quem participou do financiamento, mas o jogo vale à pena? Vale!

Tive a oportunidade de jogar uma versão que a FunBox enviou para resenha, e não se deixe enganar pelo tema dos sapinhos e vítória-régias, o Bullfrogs é um dos melhores jogos de controle de área do mercado.

Visão geral de como fica a mesa durante o jogo.

Aprender as regras é fácil até para as crianças : na sua rodada você baixa uma carta da sua mão que vai indicar quantas ações você terá naquele turno. As ações possíveis são colocar sapos (ou sapos-boi) nas cartas adjacentes, ou mover os sapos dos adversários para outras vitória-régias. Simples não é? Não!

O jogo é extremamente estratégico, uma vez que a vitória-régia está completa, ela é pontuada, o jogador com o controle da carta à leva para seu pool de pontuação e depois os sapos são realocados, começando sempre pelos adversários, os sapos que não conseguirem novos lugares, vão para água (e podem ser usados posteriormente).

No final pontua-se as cartas de cada jogador, o tronco (que é a carta do meio e que não sai durante o jogo todo) e quem tiver mais ponto ganha.

Os sapinhos finais do jogo ficarão assim (imagem renderizada).

Apesar de regras simples, o jogo de bobo não tem nada, cada movimento seu pode influenciar a próxima jogada do seu adversário, então tudo tem que ser bem pensado e executado de forma que você consiga maximizar seus pontos e a sobrevida dos seus sapinhos.

Achei genial e estou esperando ansiosamente a minha cópia final (com sapinhos e sapões em madeira), e quem não conseguiu pegar o Bullfrogs pelo financiamento, aguardem que a FunBox Jogos em breve vai abrir a venda direta dela.

2 comentários:

MinVic disse...

"na sua rodada você baixa uma carta da sua mãe que vai indicar quantas ações você terá naquele turno." Mas faz tempo que minha mãe não me escreve, nesse caso fico sem jogar neste turno? #JustKidding Não vejo a hora do meu chegar!!!! :-D

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

hHAHhaHAHahHAH... Devidamente corrigido.... :D