segunda-feira, 20 de março de 2017

7 Wonders : Duel


Pra mim, o 7 Wonders é um dos três melhores card-games de todos os tempos (junto a ele o Glory to Rome e o Dominion), mas ele tinha um problema, a "versão" para 2 jogadores é bastante mal resolvida... Até agora.

O 7 Wonders : Duel, que chegou esse mês ao mercado brazuca, vem para corrigir isso de forma perfeita.

Todos os elementos do jogo original estão lá, as guildas, os produtos, os militares, mercados e obviamente as maravilhas. Mas todos os elementos são trabalhados de formas diferentes ao jogo para mais gente, então vamos tentar falar um pouco das novidades trazidas.

As cartas seguem uma disposição de compra diferente a cada Era.

No jogo ainda temos as três Eras, mas dessa vez a cada uma delas, ao invés de termos o habitual "draft" de cartas, elas são dispostas de uma forma (para cada Era) e em cada rodada o jogador pode comprar uma carta e colocar no seu espaço, usar para habilitar uma das suas maravilhas ou descartar pra ganhar dinheiro.

Algumas diferenças são notadas aqui, cada jogador começa com quatro maravilhas diferentes, e cada uma delas dá um poder, então você usa a carta escolhida para habilitar a que você escolheu.

No descarte também temos uma diferença em relação ao 7 Wonders que você está acostumado, você ganha duas moedas mais a quantidade de prédios amarelos que você tiver, achei essa uma adição bastante interessante.

Tudo que você conhece está lá, mas funcionando de uma nova maneira.

Agora a grande diferença entre as duas versões são as condições de vitória, o jogo pode terminar da forma habitual, ao final da terceira Era com a contagem de pontos, ou pode terminar pela trilha Militar (quando o marcador chegar a capital adversária) ou pela trilha de progresso (quando um jogador tiver seis símbolos diferentes), essas foram adições brilhantes ao jogo.

A dupla Bauza/Cathala conseguiu com 7 Wonders : Duel fazer com que um jogo que já era espetacular desse uma renovada de interesse enorme, e pelo ótimo preço com que ele chegou ao Brasil, ele vira item obrigatório na sua coleção, mesmo que você já tenha o 7 Wonders pra mais jogadores.

Um comentário:

EduMReis disse...

Jogo excelente com uma repaginada bem feita, o meu deve chegar ainda esta semana!