sexta-feira, 26 de maio de 2017

Port Royal


Port Royal é o terceiro jogo do Pfister que a Paper Games está trazendo para o Brasil, e o segundo card-game, esse fala de piratas e comerciantes, mas é um push-your-luck muito bacana, vamos falar um pouco dele.

No jogo, temos um deck com navios trazendo tesouros, pessoas para serem contratadas e contratos a serem cumpridos e precisamos ir pegando essas cartas para juntarmos pontos de vitória.

Na sua rodada você vai abrindo cartas, uma por uma, as cartas de navio dão moedas, existem cinco cores diferentes de navio, e são eles que vão indicar quantas cartas você vai comprar depois de decidir parar, ou, se você tirar um navio da mesma cor, se vai parar sem comprar nada.

Você vai abrindo carta, ganhando ouro e contratando gente.

Se o seu turno termina normalmente, você vê quantas cores diferentes de navio saíram, de uma a três te permite comprar uma cartas das exibidas, com quatro cores, compra-se duas cartas, e com cinco cores, três cartas.

Os navios dão dinheiro, que é usado para comprar os outros personagens que vão dar benefícios para o restante do jogo, recursos para que os contratos sejam cumpridos, proteção para navios menos interessantes e os pontos de vitória para o final da partida.

Assim que o jogador da vez termina a(s) sua(s) compra(s) os outros jogadores tem o direito de fazer a mesma quantidade de compras também, com a desvantagem de terem que pagar uma moeda para o jogador da vez.

No final, ganha os pontos pelas pessoas contratadas e contratos cumpridos.

Quando um dos jogadores fecha 12 pontos, a rodada termina e no final quem tiver mais pontos de vitória é o vencedor.

Port Royal é um jogo "redondo", tudo funciona direitinho, tem a questão do push-your-luck que eu particularmente adoro, a única ressalva fica pelo tempo, ele poderia ser mais curto pelo que se propõe, mas isso é facilmente ajustável descendo a quantidade de pontos de vitória necessários para o final de jogo.

 Mais uma vez o Alexander Pfister acerta, e nós temos mais uma bela opção de card-game divertido para a coleção.

https://www.facebook.com/redboxstore/

Nenhum comentário: