quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Kingdomino e Queendomino

Lançado pelo grande Bruno Cathala, Kingdomino chegou arrasando sendo o vencedor do Spiel des Jahres de 2017 (e recentemente lançado no Brasil pela Paper Games), já o Queendomino é uma continuação/expansão/stand alone que segue basicamente as mesmas mecâncias com algumas coisinhas à mais.

Os dois jogos tem na sua mecânica principal, alocação de tiles em uma grade padrão de no máximo  5x5 e cada tile tem dois tipos de terrenos (as vezes iguais) que devem, como no dominó, se conectar com algum tile previamente colocado no seu reino ou com o seu castelo (que serve como coringa).

Tanto no King quanto no Queen, a escolha de tiles é igual.

O jogo tem uma mecânica de seleção de tiles interessante, são a quantidade de tiles igual a quantidade de jogadores, esses tiles são dispostos em uma ordem numérica, cada jogador escolhe um dos tiles, e a ordem de escolha para a próxima rodada se baseia na escolha anterior (quem escolheu o tile de valor mais baixo, escolhe primeiro na rodada seguinte).

As diferenças do Queendomino para o seu antecessor começam em um novo tipo de terreno, o terreno vermelho, que ao ser colocado no seu jogo, te dá o direito de comprar um dos prédios expostos e colocá-lo sobre o território e esse vai te dar benefícios.

No Queen temos a algumas coisinhas à mais, como os prédios.

Os benefícios são vários, temos os cavaleiros, a Rainha, temos as torres (que são a forma de pegar a Rainha para o seu reino), novas formas de pontuar, mas os prédios tem custos (conforme sua posição no display) que vão variando conforme são comprados anteriores e o display "desliza".

O jogo vai indo rodada por rodada, até que todos os tiles de terreno são utilizados e então o jogo termina e são computados os pontos.

A grade de 5x5 do seu reino do Kingdomino.

Tanto no Kingdomino quanto no Queendomino, os jogadores vão pontuar pela quantidade de terrenos de uma determinada cor, multiplicado pela quantidade de coroas que existem numa sequência de tiles iguais (ex. 3 tiles amarelos, um deles tem 2 coroas, 3x2=6).

Já no Queendomino além dessa pontuação, temos os pontos da Rainha (que conta como uma coroa à mais no seu maior terreno) e pontos dos prédios.

Um pouco mais cheia de elementos no Queendomino.

Os dois são jogos leves, tranquilos de ensinar e jogar e rapidinhos, boas pedidas para famílias e para jogar em eventos.

O Kingdomino já está nas nossas prateleiras e chegou com um preço bem legal, já o Queendomino tem grandes chances de vir também (só depende das vendas do King).

Nenhum comentário: