sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Ludoteca Básica : Sheriff of Nottingham

Você que acompanha o blog sabe que temos essa "coluna" de Ludoteca Básica, e pode ter se perguntado que, apesar de citar quase sempre jogos lançados no Brasil, não tinha falado ainda de nenhum jogo brasileiro, pois bem, isso muda agora.

Criado em 2014 pela dupla de designers Sérgio Halaban e André Zatz, Sheriff of Nottingham não só entra na minha lista de Ludoteca Básica, como tem figurado em várias listas similares pelo mundo afora, e hoje ele é TOP 20 (em 18ºlugar) no Board Game Geek na categoria Party Games e está entre os 50 na categoria Family Game.

Em Sheriff of Nottingham, o Principe John está chegando na cidade, e no meio aos festejos que vão movimentar a população, vocês veem uma oportunidade de lucro fácil vendendo produtos, mas nem tudo é permitido e o Xerife está de olho no que os comerciantes estão trazendo, só que ele também não é a pessoa mais honesta de Sherwood.

Um panorama da mesa durante a partida. Foto BGG.

O jogo dura várias rodadas, em cada uma delas um jogador faz a vezes do Xerife enquanto os outros são comerciantes tentando passar seus produtos pela fronteira da cidade.

Existem dois tipos básicos de produtos, os produtos lícitos (maçãs, galinhas, queijos e pães) e os considerados ilegais (pimenta, hidromel, seda e armas) que dão maiores lucros, mas que tem que entrar clandestinamente.

Cada jogador vai ter que preparar seu carregamento, colocando as cartas de produtos na bolsinha da sua cor, depois declara ao Xerife quantas cartas e qual produto você está carregando e ele depois de todos terem declarado, vai decidir quais carregamentos ele vai inspecionar.

O Xerife fica sempre de olho na fronteira.

E aí que o jogo brilha, ele é puramente um jogo de negociação e blefe, e tudo gira em torno desse contato comerciante/Xerife.

Quando a fase do Xerife passa existem algumas opções possíveis,  podem acontecer algumas situações : se você passar sem ser inspecionado mantém abertos os ítens legais e fechados os ilegais, se o Xerife te parou e você está "limpo" ele tem que te pagar uma multa referente aos produtos ou caso você seja pego com produtos ilícitos a coisa fica feia pro seu lado, mas você sempre pode tentar negociar com ele.

O grande barato é que uma vez que você não pode declarar os produtos ilegais, você tem uma quantidade máxima de cinco cartas a colocar no envelope e só pode declarar UM tipo de produto, saber como blefar, usar bem o momento em que tiver várias cartas repetidas, perceber se vale a pena tentar subornar o Xerife, tudo isso faz do Sheriff of Nottingham um jogo super descontraído, cheio de pernadas e com potencial enorme de boas risadas.

A primeira versão que foi indicada ao Spiel des Jahres.

O jogo não está no mercado a pouco tempo, ele vem se renovando desde 2006 na sua primeira versão chamada Hart an der Grenze quando chegou a ser inclusive indicado ao Spiel des Jahres daquele ano, e até mesmo aqui em terras brasileiras teve outras encarnações como Jogo da Fronteira (da Estrela) e Robin Hood (um dos primeiros jogos da Galápagos).

Sheriff of Nottingham vem ganhando vários fãs durante esses anos todos e é sim um dos jogos lançados no Brasil e por autores brazucas, que você precisa ter na sua coleção!

Sergio Halaban, um dos grandes autores
brasileiros e sua criação.

Nenhum comentário: