quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Meeple Heist

Baseado em filmes de hollywood com grandes golpes a bancos e cassinos, em Meeple Heist cada jogador comanda um time de especialistas tentando dar um grande golpe no cassino Meeple Castle, só que outras equipes também estão tentando dar o mesmo golpe.

Tive a oportunidade de jogar o protótipo do Meeple Heist, jogo criado pelo amigo Thiago Boaventura (mesmo autor do The Capitals) e que está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse atualmente.

No início do jogo, cada jogador recebe quatro cartas de especialistas, com cada uma das quatro cores do jogo, o nosso objetivo é colocar os meeples que nos deem mais pontos, nas salas boas, e tentar "fugir" com eles.

O Meeple Cassino esperando o seu público.

Em cada rodada temos algumas opções de jogada : podemos usar um dos 3 dados para mover o meeple de uma determinada sala (dependendo do ícone do dado), mover um meeple de uma determinada cor (dependendo da cor do ícone no dado) ou não movemos nada e preparamos a fuga de um especialista, pegando a carta referente a um deles e usando o seu poder especial.

Os especialistas são, The Fingers, The Brain, The Face, The Muscle, The Eye e The Feet, e cada um vai pontuar pela colocação em determinada área do Cassino.

Os poderes de cada um também ajudam a desmascarar (e tirar pontos) dos oponentes, a mover por salas bloqueadas, muda a ordem de entrada dos meeples no Cassino e por aí vai.

No tabuleiro individual todas as informações necessárias.

Ao final da ação de um jogador, se ela foi uma das ações de dados, você os rola novamente, coloca nas salas indicadas, e entra com novos meeples pelo lobby do Cassino, quando o último meeple entrar temos mais algumas rodadas até que não hajam mais dados a serem usados.

O jogo termina na rodada onde o último dado não puder retornar ao Cassino, e os jogadores pontuam pelos meeples de cada especialista que a fuga foi preparada, e quem tiver mais pontos ganha.

Os quatro membros do nosso grupo,
que precisamos arrumar os meeples para pontuar.

O jogo aceita de 2 a 6 pessoas (sendo que em 4 e 6 joga-se em times), na configuração com 3 ele roda muito bem, em duplas além de deduzir os especialistas dos adversários, também precisamos deduzir o do companheiro, e isso eu confesso que achei esquisito, mas não posso dizer o quanto isso afeta no jogo sem ter testado essa alternativa.

Eu achei o Meeple Heist gostosinho de jogar, ele tem uma pegada leve, mas não é bobo, é bacana tentar observar pra onde os adversários estão tentando ir com os meeples e se você tiver o especialista dedo-duro, vale a pena preparar ele logo para tentar tirar pontos dos outros no final do jogo.

Meeple Heist é mais um projeto nacional com uma ideia diferente e uma pegada legal e a sua campanha vai até o dia 30/11 e o jogo sai pela Papaya Editora.

Durante o jogo, as salas vão ficar lotadas de meeples.

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