quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Merlin


Lançado via Kickstarter esse ano e só vai ser distribuído pela Queen Games nos eventos em que ela participar, jogar Merlin não vai ser uma das tarefas mais fáceis, então não deixei passar a oportunidade, até porquê é o novo jogo de um dos meus autores preferidos, o grande Stefan Feld que pela primeira vez trabalha em parceria, e não podia ter escolhido melhor, o grande Michael Reineck do Cuba e Pillars of the Earth.

O Rei Arthur está a procura de um herdeiro, e com a ajuda do seu mago Merlin, todos os cavaleiros da tábula redonda mostrarão que são capazes de assumir o trono, essa é a premissa, mas como sabemos não passa de ilustração.

Merlin é um jogo de típico do Feld, saladinha de pontos onde praticamente todas as ações vão te dar algum pontinho, o lance é tentar otimizar ao máximo as ações, pois são bem poucas, você tem 4 dados que são rolados no início de cada rodada, e os jogadores alternam em turnos usando esses dados para moverem seus cavaleiros e o Merlin ao redor da tábula redonda.

O board de cada jogador, com traidores, seguidores,
os cajados do Merlin, muita informação.

Como disse, cada jogador tem 4 dados, três da sua cor e um branco que representa o mago Merlin. Os seus cavaleiros só podem se mover no sentido horário, enquanto o mago pode ir para frente ou para trás no tabuleiro e além de andar, em cada turno o jogador tem a oportunidade de realizar uma das suas cartas de missão (que são bem importantes para pontação).

Existem 6 principados onde conseguimos recursos, colocamos influência, procuramos proteção contra os traidores do reino e pegamos suas bandeiras para conseguir ações especiais, além disso temos espaços que nos dão pontos de vitória direto, outros para conseguir recursos onde já temos influência, ações que nos deixam trocar cartas de missões e recursos, ações que nos deixam construir mansões nos arredores da tábula e duas muito importantes, a ação da Excalibur, que detona os traidores e a ação do Graal que garante com que você ganhe os empates dos principados nas fases de pontuação.

As cartinhas de objetivos e o mapão central com a
Tábula Redonda do Rei Arthur.

Parece muita, mas como todo bom jogo do Feld, você consegue observar bem o panorama e tentar seguir uma estratégia de pontuação adequada aos seus dados.


O grande barato do jogo, é você saber como e quando utilizar o seu dado do Merlin, cada jogador começa com 3 cajados, e a cada cajado utilizado você pode dobrar a ação de onde o mago cair, então ver a oportunidade de "combo" para dar uma esticada nos pontos, ou pegar o Graal ou a Excalibur na hora certa, ou conseguir construir duas vezes nos arredores são muito importantes e podem definir a partida.

Os cavaleiros e o peão branco do Mago Merlin.

Outra coisa que costuma ter nos jogos do Feld, mas aqui ficou um pouco mais importante, são os alteradores de dados, aqui ele vem na forma de maçã e ao contrário dos outros jogos em que geralmente ele soma ou subtrái um ponto ao dado, no Merlin você pode escolher a face do dado, então ele é importante PRA CARAMBA no decorrer do jogo.

Jogamos além do jogo base com o módulo King's Favor, onde você pode ao invés de ganhar pontos pelas cartas de missão, pode escolher um benefício para usar pelo restante do jogo (no máximo de 4 benefícios), e a expansão que foi distribuída em Essen, a Queenie 1, que substitui os tiles vazios dos arredores, por tiles com benefícios que você vai ganhar ao construir sua mansão.

Os arredores do Castelo, onde construímos nossas mansões.

O jogo tem 6 rodadas, e no final das fases pares existe uma pontuação, onde verificamos os traidores (os jogadores perdem pontos por não se protegerem), um controle de área dos arredores, influência em cada um dos 6 principados e ganhamos pontinhos por ter enviados nossos seguidores para o tabuleiro (são 4 e eles realizam ações nos principados) e ao final da sexta rodada o jogo termina, contam-se também pontos pelos cajados, maçãs e recursos não usados, e quem tiver mais ponto ganha.

Como disse lá no comecinho, sou fã do Stefan Feld, e estava sentido falta de um jogo seu que me enchesse os olhos (não acontecia desde o AquaSphere de 2014) e o Merlin acertou em cheio, jogo bonito, cheio de interação, muito redondinho em matéria de regras e desafio, a única coisa ruim dele é ter saído pela Queen Games, o que faz com que fique MUITO longe das prateleiras brasileiras.

O módulo extra King's Favor, para dar uma apimentada.

Nenhum comentário: